Evento “Raízes Culturais”, em Ubatuba, resgata o melhor da cultura caiçara, quilombola e indígena

Um ótimo programa para os turistas e veranistas que pretendem curtir o feriado da Páscoa no Litoral Norte é o evento Raízes Culturais, que será realizado no sábado(8) e domingo(9), em Ubatuba. A atração também é valiosa para os moradores das cidades de Ubatuba e região. Grupo de fandango “Mestre Pedrinho” será uma das atrações do evento que tem entrada gratuita.

O evento, como o próprio nome diz “Raízes Culturais” reúne várias atrações integrando tradições caiçaras, quilombolas e indígenas num único espaço localizado na rua Hans Staden, 164, no centro de Ubatuba. A entrada é franca e o evento acontece das 13 às 21 horas.

As atrações: comidas típicas, artesanato caiçara, quilombola e indígena (das aldeias guaranis de Ubatuba), exposição e venda de produtos na Rede Agroecológica, oficinas culturais, contação de causos e apresentação de grupos musicais, com destaque para apresentação de grupos de fandango e de choro.

Entre os grupos de fandango que irão se apresentar, estão o Fandango Bacurau, Fandango Caiçara, Fandango Mestre Pedrinho, Ciranda Caiçara e Grupo Sementes do Prumirim.

O Fandango Caiçara é uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva, cuja área de ocorrência abrange o litoral sul e norte do estado de São Paulo e o litoral do estado do Paraná, considerado desde 2011, Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2011.

Haverá também, a apresentação do Grupo de Jango “Ô de Casa”. O jongo é uma dança brasileira de origem africana que é praticada ao som de tambores. É essencialmente rural, faz parte da cultura afro-brasileira, influiu poderosamente na formação do samba carioca.

O Grupo Ciranda Caiçara também irá se apresentar no evento. A ciranda, conhecida dança de roda, é tradição em diversos cantos do Brasil, praticada no litoral brasileiro. No litoral norte paulista e Paraty, a ciranda reflete a origem cultural caiçara com traços expressivos da colonização brasileira.

O Coral Nhamandu Nhemopuã, da aldeia Tekoá Jaexaá Porã, conhecida como Boa Vista, também irá se apresentar. O coral, formado por jovens Guarani Mbya,  mantém a identidade e a resistência do povo indígena e divulga sua diversidade.

 

Coral Nhamandu Nhemopuã, da aldeia Tekoá Jaexaá Porã, conhecida como Boa Vista

A musicalidade na aldeia se mantém viva com este coral, que entoa cantos que celebram a vida e a natureza. As aldeias de Ubatuba também vão expor uma variedade de peças artesanais: cestarias, instrumentos musicais, esculturas de madeira, pau-de-chuva e adornos.

O Raízes Culturais é organizado pelo Fórum das Comunidades Tradicionais, ONG Tamoio de Ubatuba, Instituto Argonauta, Fundação Cultural de Ubatuba e Prefeitura de Ubatuba, entre outros parceiros. Confira abaixo a programação:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *