A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta de mau tempo para a região do litoral norte entre sexta-feira (7) e segunda-feira (10). Há previsão de chuvas fortes e contínuas, acompanhadas por descargas elétricas e fortes rajadas de vento. Mesmo assim, milhares de turistas devem se dirigir em direção ao litoral norte paulista.
A orientação da Defesa Civil é de atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco para deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos. A recomendação é que em caso de emergências acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Previsão equivocada
O hoteleiro Rodrigo Tavano, vice-presidente da ABIH-SP( Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo), esteve em São Paulo esta semana conversando com representantes da Defesa Civil Estadual. A ABIH-SP cobrou mais precisão nas previsões para evitar prejuízos aos hoteleiros e comerciantes do litoral paulista.
No fim de semana passado, os institutos de meteorologia e a própria Defesa Civil Estadual emitiram alertas de tempo ruim no litoral paulista, mas a previsão não se confirmou, fez sol e deu praia no sábado(1º) e domingo(2), mas por causa do alerta muitos turistas deixaram de viajar para as praias.
Segundo Tavano, a ocupação na rede hoteleira poderia ser de 20 a 30% acima do que foi registrado no final de semana se a previsão retratasse a realidade. “No sábado, por exemplo fez 30° , sol, calor e um dia lindo. (Sendo que na sexta a defesa civil emitiu alerta que parece que ia acabar em chuva, até ciclone bomba)”, contou.
“Na minha opinião os institutos precisam melhorar as pesquisas e as divulgações. Pois aqui no litoral nossa principal economia é o Turismo. Sem contar outro detalhe, as vezes, em Caraguatatuba, na praia do indaiá está sol, no centro está nublado e Martim de Sá, está chovendo. Até em praias da mesma cidade tem tempo diferente por muitas vezes”, finalizou.
Turismo
Apesar do alerta de mau tempo, milhares de turistas são aguardados na região no feriado da Páscoa. A rodovia dos Tamoios, principal via de ligação entre a capital e cidades do interior do estado com o litoral norte, deve receber cerca de 124 mil veículos durante o feriado, segundo a concessionária que administra a rodovia.
Caraguatatuba, a maior cidade da região, deverá recebe 100 mil turistas ao longo do feriado, segundo informou a prefeitura da cidade. Caraguatatuba estima receber 100 mil turistas neste feriado prolongado e a ocupação em hotéis e pousadas deve superar expectativas. A ocupação nos hotéis e pousadas da cidade deve chegar aos 90%, segundo a Associação Comercial e Empresarial da cidade.
Pescado
A alta dos preços do tradicional bacalhau fez com que os consumidores, moradores, veranistas e turistas, procurassem as peixarias de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela atrás de outras opções como Sardinha, carapau, prejereba, cação e pescada. Os preços variam entre R$ 20 e R$ 50 , o quilo, dependendo do pescado.
De acordo com Sandra Mara, que trabalha no entreposto de pesca do Camaroeiro, em Caraguatatuba, as vendas de seus pescados aumentaram em 40% nos últimos dias. “Com a aproximação da Sexta-Feira Santa, muitas pessoas acabam procuram peixes mais acessíveis”, explica.