Começa nesta sexta-feira, dia 31, a partir das 19 horas, em Ilhabela, o tradicional festival da lula. O evento acontece no Centro Cultural da Salga, na região norte e segue até domingo, dia (2), com música e gastronomia.
A lula é um dos molusco mais saborosos utilizados na culinária brasileira. A lula tem o corpo alongado, em forma de tubo, e possui em torno da boca, oito braços cheios de ventosas e dois tentáculos. Possuem duas nadadeiras triangulares, que ajudam o molusco a se movimentar na água.
A lula é nutritiva pois possui um elevado teor de vitamina B12 e vitamina B3, fornecendo mais energia ao corpo e estabilizando os níveis de açúcar no sangue, o que é ótimo na prevenção da diabetes. Saiba ainda que a lula é um alimento rico em proteínas e minerais como fósforo, selênio, magnésio e ferro.
A lula não só ajuda a prevenir o câncer como também fortalece os ossos, auxilia no tratamento da pressão alta e ainda combate a anemia. Por fim, ela ainda ajuda o sistema imunológico, faz bem ao coração e ainda é considerada um dos frutos do mar mais benéficos para a saúde, já que apresenta os menores níveis de contaminação por mercúrio.
Festival
Durante o festival, moradores e turistas podem provar diversas receitas de lula, preparadas por chefs locais a partir de R$25 (vinte e cinco reais). Entre os pratos servidos estão lula à dorê e a lula ao vinagrete, pratos servidos como aperitivos que podem ser acompanhados com uma boa cerveja ou vinhos.
As outras opções oferecidas são a lula à provençal, um prato leve e saboroso e a lula com farofa de banana, um prato diferenciado: a lula é recheada inteira, ao contrários dos outros pratos, onde o molusco é fatiado em anéis.
“É um evento que merece ser conhecido e prestigiado. Além de ser uma oportunidade de saborear um prato delicioso, é uma forma de levar mais cultura e entretenimento para as pessoas, e ainda contribuir para o desenvolvimento econômico da região”, destaca o prefeito Toninho Colucci.
O festival também oferece atrações culturais com apresentação de DJs e músicos locais, além de shows com Rick & Renner, Mayck e Lyan e Jorge Dimas & João.
Pesca
O interessante é que Ilhabela é um dos locais mais procurados para a captura ou pesca deste tipo de molusco, ou seja, a lula fomenta o turismo da pesca em Ilhabela, principalmente, durante o verão. O período da pesca da lula vai de novembro até abril, meses quentes.
Várias empresas e embarcações de Ilhabela e São Sebastião promovem pescaria de lula durante o verão. Para iniciantes o equipamento necessário é o zangarilho é uma espécie de isca artificial especifica pra lulas. O zangarilho é o tipo de isca artificial mais popular. Possui o corpo que parece um pequeno peixe, com cores atrativas e muitas vezes fluorescentes. Conta com uma espécie de garateia com múltiplas pontas que permitem que sejam enroladas ao atacar a isca.
Confira a programação completa do evento:
31/3 (sexta)
19h – Roney Allves
21h – Rick & Renner
1/4 (sábado)
12h – Dj Ella
14h – Rafael Franco
16h – Otavio e Ezequiel
18h – Banda TomCats
21h – Mayck e Lyan
2/4 (domingo)
12h – Dj Aquino
14h – Banda 40 Graus
16h – Banda ManAuê
18h – Swing da Pisadinha
20h – Jorge Dimas & João
Serviço: O Centro Cultural da Salga fica na avenida Perimetral Norte, 4.295 – Ponta Azeda.