O menino Aliffi Miguel Conceição Costa, de 2 anos, que perdeu os pais e os irmãos na tragédia ocorrida na cidade de São Sebastião, em fevereiro, foi entregue aos cuidados da avó materna Maria de Jesus, na cidade de São Pedro do Piauí, no Piauí. Na foto acima, Alifi nos braços da mãe Maria dos Santos Gomes da Conceição, ao lado do pai, Adriel de Souza Costa e do irmão Adrian José da Conceição Costa, de 11 anos, que também morreu na tragédia.
Alifi foi um dos sobreviventes da tragédia causada pelas fortes chuvas que atingiram São Sebastião, que provocaram deslizamentos e alagamentos, que resultaram na morte de 64 pessoas e deixou cerca de 2.000 pessoas desabrigadas.
São Pedro tem cerca de 13 mil habitantes, vive da agricultura e da agropecuária, fica a 105 kms da capital Teresina e a 2.715 kms de São Sebastião. Os pais do menino Adriel de Souza Costa, de 33 anos e Maria dos Santos Gomes da Conceição, de 32 anos, deixaram a cidade há cinco anos para tentar uma vida melhor em São Paulo, na cidade de São Sebastião.
Na tragédia de 19 de fevereiro, em São Sebastião, ocorreu um deslizamento em Vila Sahy, soterrando a casa da família. Adriel, Maria e dois filhos, Adrian José da Conceição Costa, de 11 anos e Mariely da Cruz da Conceição Costa, de 15 anos, morreram soterrados.
Aliffi foi salvo por um milagre. A criança estava debaixo dos escombros da casa da família, na Vila Sahy, um dos locais mais castigados pelas fortes chuvas. O choro baixinho do menino despertou a atenção de um bombeiro que conseguiu retirar o menino debaixo da lama. Segundo consta, Alifi estava nos braços da mãe, Maria, que já estava sem vida.
O menino com ferimentos na cabeça, foi levado para São Sebastião e de lá, removido para o Hospital Regional de Caraguatatuba. Alifi cativou a todos no hospital que iniciou uma campanha para tentar localizar seus parentes. Até que um de seus tios, Benedito Gomes, irmão de sua mãe, apareceu.
Alifi se recuperou bem e após deixar o hospital foi viver com o tio. No último dia 17, praticamente, um mês após a tragédia, o menino chegou em São Pedro, no Piauí, onde irá morar com a avó materna, dona Maria de Jesus Conceição Silva.
Maria de Jesus tem três filhos e nove netos em São Paulo. “A Maria dos Santos estava há cinco anos em São Paulo, caçando a melhoria de vida para ela e para os filhos, sempre foi o sonho dela ter o melhor para eles. Eu digo que o suor da mãe e do pai é o meu neto, que eu vou criar ele com os poderes de Deus”.
A prefeitura de São Pedro informou que o menino e a família estão sendo acompanhados por equipes de assistentes sociais e psicólogos. “A secretaria de assistência social está fazendo acompanhamento e dando todo o amparo”, destacou a secretária de assistência social de São Pedro, Mariane Vanessa.