Incêndio destrói cerca de 2 mil metros quadrados de vegetação nas encostas do Camaroeiro em Caraguatatuba

O Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba controlou um incêndio que atingiu as encostas do morro do Camaroeiro, na região central da cidade. É o terceiro incêndio que atingiu o local nos últimos dois anos.

 

Segundo os bombeiros, o Incêndio atingiu apenas a vegetação do morro. O fogo se propagou por cerca de 2 mil metros quadrados. A corporação utilizou vassoura abafadores e água do Auto Bomba. Foram gastos 4 mil litros de água. Sete homens atuaram no combate ao fogo.

 

O incêndio teve início no final da tarde desta quinta-feira, dia 23. Os bombeiros controlaram os focos de incêndio por volta das 19 horas. As causas do incêndio não foram reveladas.

 

Em 6 de março de 2022, o CB (Corpo de Bombeiros) foi acionado, por volta das 18h, para controlar um foco de incêndio em um matagal do morro da Prainha, em Caraguatatuba. As chamas foram completamente extintas pelos profissionais através do uso de abafadores.

 

Nenhuma edificação local foi comprometida e ninguém ficou ferido. A ação durou cerca de 2h30 e os bombeiros deixaram o local às 20h30. O CB não informou qual foi a possível causa do incêndio.

 

O morro também foi palco de um incêndio, no final da tarde do dia 19 de julho de 2021, que destruiu uma área de cerca de 4o mil m² de vegetação no Mirante do Camaroeiro. O combate ao fogo foi feito por equipes do Corpo de Bombeiros, com apoio da Defesa Civil da cidade.

 

De acordo com a Prefeitura, o fogo no Mirante do Camaroeiro começou por volta das 17h30 e foi controlado por volta das 18h15. A guarnição do Corpo de Bombeiros atuou com seis homens mais a viatura auto bomba, e apoio de dois agentes da Defesa Civil foi dividida em duas frentes com uso de duas mangueiras.

 

Foram utilizados cerca de 6 mil litros de água para controlar as chamas que destruíram uma área de aproximadamente 4 hectares. A prefeitura não teria identificado as causas do incêndio. Uma equipe da perícia chegou a ir ao local no dia seguinte para iniciar as investigações.

 

Em Caraguatatuba, é proibida a queimada em todo perímetro urbano do município com base na lei municipal 1.630 de 2007. A desobediência pode acarretar em multa no valor de 200 VRMs, o que representa R$ 714. Em caso de reincidência a multa dobra de valor.

 

Quem observar algum tipo de queimada nestas condições pode denunciar anonimamente na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3897-2530.

 

Obras

 

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com as obras da 2ª Fase do Complexo Turístico do Camaroeiro.

 

As intervenções preveem a construção de um Centro de Exposições, deck mirante, calçadas, infraestrutura elétrica e hidráulica, além de banheiros e espaço administrativo. As redes de água e esgoto estão sendo instaladas.

 

Segundo a Secretaria de Obras Públicas, as intervenções devem ser concluídas ainda neste ano. Os investimentos giram em torno de R$ 3,8 milhões e os recursos são oriundos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), ligado ao Governo do Estado de São Paulo.

 

A 1ª fase do Complexo Turístico do Camaroeiro foi entregue em 2020 e contemplou as obras de pavimentação de acesso ao local (cerca de 500 metros), serviços de guias, sarjetas, drenagem, estacionamento e o Teatro de Arena, que conta com palco e arquibancada linear para 350 pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *