Orca que encalhou em Ilha Grande é solta ao mar após duas semanas de reabilitação

 

No último sábado (18), ambientalistas do Econservation Estudos e Projetos Ambientais, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias na região da costa sul-fluminense, fizeram a soltura de “Teresa”, uma orca-pigméia, de 2,25 m e 116 kg, que havia encalhado na Praia do Provetá, em Angra dos Reis, no dia 4 de março.   

  

O resgate do animal foi emocionante e durou cerca de 15 horas, feito por moradores locais e policiais militares do 33º batalhão. O animal passou a noite sob os cuidados da equipe, moradores e de policiais do Destacamento de Polícia Ostensiva do Provetá e resgatado na manhã do dia seguinte, com o apoio de uma embarcação da prefeitura de Angra.

 

O animal foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Angra dos Reis, onde ficou em tratamento por duas semanas. Os veterinários e biólogos do Econservation dedicaram uma atenção muito especial no tratamento e recuperação de “Teresa”.

 

 

Carinhosamente apelidada de “Tereza” pelos médicos veterinários e tratadores, o indivíduo é uma fêmea adulta, de 2,25m e 116kg, e passou por exames complementares de sangue, raio x e diversas pesquisas para doenças virais, bacterianas e fungicas, a fim de determinar o diagnóstico final.

 

Segundo ambientalistas do Econservation, o animal marinho foi diagnosticado com um quadro grave de pneumonia e distúrbio de flutuabilidade.

 

 

O animal permaneceu por duas semanas em tratamento até ser considerado apto para o retorno ao habitat natural. A soltura de Teresa ocorreu no último sábado, dia 18, em alto mar, na direção da Ilha Grande, segundo o Econservation, aproveitando as boas condições oceanográficas.

 

 

PMP-BS

 

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. O PMP-BS é realizado em de Laguna/SC a Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O PMP-BS Área RJ é coordenado pela empresa Econservation Estudos e Projetos Ambientais e realizado nos Trechos 11 a 15, nos municípios litorâneos de Paraty a Saquarema, resgatando animais marinhos vivos que estejam debilitados e animais marinhos mortos para a realização de necropsia e coleta de amostras para análises. Caso você aviste algum animal marinho encalhado na praia entre em contato pelo 0800 999 5151.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *