Três cães invadiram o Viveiro Municipal de São Sebastião acabaram matando quase todos os animais e aves que viviam no local. O caso aconteceu na manhã de segunda-feira, dia 13 e foi tornado público numa live feita pelo prefeito da cidade Felipe Augusto.
Em sua live, prefeito comentou que o dia tinha começado com uma notícia muito triste: ” hoje – cães invadiram o Viveiro Municipal e mataram quase todos os nossos bichinhos, coelhos, patos, gansos, galinhas d’angolas incluindo o casal de pavões “Jundu e Araçá”, os mascotes do viveiro municipal.
Segundo o prefeito, os funcionários quando chegaram ao local encontraram os três cachorros, um deles, com o focinho ferido, segundo suspeita, por “furar” a rede de proteção de arame.
O local, segundo o prefeito, é muito visitado e utilizado também para educação ambiental com as crianças do município. O Viveiro Municipal fica no bairro Reserva du Moulin.
Viveiro
O viveiro municipal possui mais de seis mil mudas de cerca de 30 espécies de árvores nativas, entre elas pau ferro, ipês de várias cores, manacá, araçá, aroeira, ingá, pitanga, acerola e até o palmito jussara, em extinção.
O local, cercado por Mata Atlântica, oferece ainda horta educativa, galinheiro, apiário, lago com peixes, queda d’água, artesanato em madeira, comedouro e bebedouro de pássaros e flores.
No viveiro pode-se observar aves de várias espécies como beija-flores, saíra-sete-cores, tiê-sangue, gaturamo-verdadeiro, tucano, papagaio, jacu e saracura-três-potes, entre outros.
Outro destaque do viveiro é a Educação Ambiental. Visitas guiadas de alunos, acompanhados por profissionais da SEMAM, permitem que aprendam sobre o cultivo das mudas em seus vários estágios.
As crianças se encantam com as abelhas jataí, sem ferrão, e observam a produção de mel, que serve tanto para medicamento quanto alimento; e com os galos e galinhas no galinheiro. Em breve, haverá também coelhos, em local que está sendo preparado.
Na horta, observam os diversos legumes, verduras e temperos: alface, cebolinha, cheiro verde, salsinha, coentro, pimenta, couve, jiló, quiabo, berinjela, manjericão, entre outros. Alimentos frescos, produzidos sem agrotóxicos, adubados com o esterco das galinhas e material resultante da compostagem realizada no local. Os alimentos são doados a instituições públicas como escolas, creches e asilos.
Serviço
O Viveiro está localizado na Rua Frei Galvão, na Reserva du Moulin. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 e das 13 às 17h. A entrada é gratuita.