Samuel Pupo foi o surfista do litoral norte melhor colocado na etapa, ficou na quinta colocação. Medina ficou em nono lugar
A WSL agilizou terceira etapa do mundial realizada em Peniche, Portugal, com a realização de quatro fases da categoria masculina. O campeão foi o brasileiro João Chianca, o “Chumbinho”, surfista natural de Saquarema(RJ). Com a vitória sobre o australiano Jack Robinson, Chianca assumiu a vice-liderança do circuito mundial de 2023, somando 22.170 pontos, deixando Filipinho Toledo na 3ª colocação com 16.075. Jack Robinson lidera o ranking com 23.885 pontos.
O surfista do Litoral norte melhor colocado foi Samuel Pupo, de São Sebastião, que ficou na quinta posição. Gabriel Medina terminou em nono lugar; Filipinho Toledo e Miguel Pupo, ficaram na 17ª colocação. No ranking mundial, Medina aparece na 9ª colocação com 9.960 pontos. Miguel Pupo, ocupa a 13 colocação com 7.970 pontos e seu irmão Samuel Pupo é o 18º com 7.405 pontos.
A quarta etapa do mundial de surfe, o Rip Curl Pro Bells, será realizada de 4 a 14 de abril em Bells Beach, na Austrália. No ano passado, a vitória foi de Filipe Toledo que derrotou na final, o australiano Callum Robson. Filipinho que completou 27 anos no sábado, 16 de abril, com a vitória assumira o ranking e terminou o ano de 2022 como campeão.