Ilhabela sedia até o dia 11 de março a Seletiva Nacional de Optimist, evento que reúne os melhores velejadores do país em busca da classificação para o mundial da categoria que será disputado na Espanha.
A competição conta com flotilhas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, Brasília, Espírito Santo e São Paulo, totalizando 130 embarcações.
O prefeito Toninho Colucci compareceu à cerimônia, agradeceu a todos os presentes e falou sobre a importância da vela para Ilhabela e a formação de velejadores do munícipio. “Espero que vocês aproveitem essa oportunidade e dediquem-se à prática de esportes porque isso faz parte da nossa vida. A vela é disciplinadora e acho que na vida precisamos de disciplina”, salientou.
O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Felipe Nascimento, representou o secretário Bruno Prada na cerimônia. “Ilhabela fomenta muito a modalidade vela não só na categoria Optimist mas como em todas as outras. Que todos possam vir a Ilhabela e usufruir de toda a estrutura que a escola oferece e que possam fazer uma competição justa e honesta”, destacou.
Entrega do veleiro adaptado
Durante a cerimônia de abertura, realizada ontem, segunda-feira, dia 6, na Escola de Vela Municipal Lars Grael, foi realizada a entrega do veleiro adaptado da classe Dingue, o primeiro barco adaptado de uma escola de vela pública do Brasil. A nova aquisição tem por intuito tornar a vela um esporte mais inclusivo, o veleiro foi produzido especialmente para o município de Ilhabela.
O diretor de Vela, Ronilan Rodrigues, falou sobre como a aquisição do barco adaptado é uma conquista para o município. “Nós trazemos hoje um presente para a cidade, estamos entregando um barco adaptado para que pessoas com deficiência possam navegar e isso nos orgulha muito”, finalizou.