A Prefeitura de Bertioga está com uma campanha nas redes sociais orientando a população sobre mais um período de defeso do caranguejo-uçá.
Em 2023, o defeso do caranguejo está sendo feito em quatro datas diferentes, nas fases da lua nova e lua cheia. Dois defesos já foram realizados em janeiro e fevereiro e agora, de 3 a 8 de março acontece o terceiro e o último está programado para ocorrer entre os dias 19 e 24 de março.
O caranguejo-uçá pode ser encontrado em toda a costa brasileira e tem papel importante para o ecossistema do manguezal, transformando as folhas em material que fornece nutrientes para outros organismos da cadeia alimentar.
O defeso é o período estabelecido de acordo com a época de reprodução de cada espécie, visando a sua preservação e a manutenção do setor pesqueiro.
Nos períodos de defeso, além da captura, também fica proibido o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização da espécie.
Durante os períodos de defeso, machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para o acasalamento e para a liberação dos ovos, garantindo a continuidade da espécie.
Nos períodos do defeso é proibida a captura desta espécie de caranguejo. A multa pode variar de R$ 700,00 a R$ 100 mil. Os manguezais do Canal de Bertioga correspondem a mais de 50% de todos os mangues existentes na baixada santista.