Cristina, aos 62 anos de idade, continua sendo polivalente. Em 50 anos de carreira, sempre se destacou por onde passou. Como atriz, fez televisão, cinema e teatro. Como jornalista, apresentou programas nacionais em rádio e na televisão. Foi até mesmo técnica de futebol nos Estados Unidos
Nascida e morando atualmente em Ubatuba, a atriz Cristina Prochaska celebra 50 anos de carreira com a peça Minha Mãe Não Dorme Enquanto Eu Não Ligar, que será apresentada no Teatro Municipal da cidade, nos próximos dias 10 e 11, com entrada franca.
“Minha mãe não dorme enquanto eu não ligar” foi escrita por André Resende e adaptada por Cristina e Vittorio Colacchio. Ela também atua ao lado de Ana Amélia e Bruna Piccoli. A peça tem participação especial e homenageia a atriz Marilena Cabral. A peça, que trata sobre o etarismo, solidões e a sensação de invisibilidade, estreia em Ubatuba e depois percorrerá o país.
Cristina Prochaska começou a carreira de atriz aos treze anos. Referência para gerações de mulheres, soma ao trabalho frente às câmeras talentos complementares: produtora, fotógrafa e publicitária pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, é também roteirista e diretora de cinema e teatro.
Neste novo trabalho, adaptou a peça Minha mãe não dorme enquanto eu não ligar, do dramaturgo André Resende e em parceria com o diretor Vittorio Colacchio, com recursos cênicos que misturam a linguagem de teatro e cinema em montagem que propõe dois planos de dramaturgia, a ser exibida inicialmente no Teatro Municipal de Ubatuba, cidade onde nasceu e palco onde escolheu celebrar seus 50 anos de carreira.
No enredo, três amigas escalam o Pico do Corcovado, local paradisíaco em Ubatuba. Com 63, 50 e 40 anos, a caminhada é exaustiva para elas – ao longo da história descobrem que não só os passos em direção ao topo da montanha as deixou cansadas: a invisibilidade feminina, nos relacionamentos, no trabalho, em questões ligadas ao seu lugar no mundo, os corpos: tudo isso integra o pacote de emoções que atinge o grupo enquanto trocam dores e risadas.
Cristina Prochaska define o estilo da peça como uma “quase comédia”, uma vez que retrata assuntos contemporâneos em diálogos permeados por místicas e poderes sobrenaturais, também associados ao Corcovado, um lugar mágico. “A temática do envelhecimento, em especial nas mulheres, tem tomado novos rumos atualmente. As escolhas para aplacar tantas perguntas e ansiedades são acompanhadas pela bagagem, pelos anos de estrada: ressignificar para encontrar novas oportunidades. Através das palavras dessas mulheres de três gerações, eu revelo um pouco da minha própria vida. Usamos o humor e a magia como plano de fundo sem ofuscar a relevância da peça em seus diálogos.”
As apresentações no Teatro Municipal de Ubatuba acontecem em 10 e 11 de março, às 20h30, com entrada franca. Os ingressos podem ser retirados com até uma hora de antecedência na bilheteria do teatro nos dias de apresentação, e também antecipados no dia 9/3 das 12h00 às 19h00 e a indicação etária é 16 anos.
Produzida por Laura Diniz e Anderson Guiam, recebeu incentivo do Proac 2022 do Governo do Estado de São Paulo, tem parceria com o Teatro Municipal de Ubatuba, Fundart e Prefeitura Municipal de Ubatuba, além de apoio da Padaria Integrale, Hotel Porto Di Mare, Megabilheteria.com, Casa do Marmitex, Espaço Karine e Galeano e Quitanda Izu, todos na cidade.
Cristina
Cristina é polivalente. Em 50 anos de carreira, sempre se destacou por onde passou. Como atriz, fez televisão, cinema e teatro. Como jornalista, apresentou programas em rádio e na televisão. Foi até mesmo técnica de futebol nos Estados Unidos.
Na TV, foi atriz em mais de 20 novelas na Globo, Record e Manchete. Como apresentadora participou de programas nacionais como Vídeo Show e Pequenas Empresas Grandes Negócios, ambos na TV Globo e Programa de Domingo, na extinta TV Manchete.
No cinema, atuou em mais de 10 produções, entre elas, O Círculo de Fogo”, em 1990, onde atuando ao lado de Roberto Bonfim e Tonico Pereira, conquistou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Brasília. Seus últimos filmes foram Última Parada 174 (2008), Nova Amsterdam (2015) e Vou Nadar Até Você (2020).
No teatro, participou de peças como atriz, produtora e diretora. Fez mais de 30 espetáculos em 35 anos de carreira. Atuou em várias peças, como Mephisto, dirigida por José Wilker; Intensa Magia, de Maria Adelaide Amaral; De Corpo Presente, de Mara Carvalho, produzida por Antonio Fagundes; Paz Amor e Tarja Preta, escrita e produzida por ela e Marcia Rosado Nunes; e, Os Inimigos não Mandam Flores, com Anselmo Vasconcelos.
Cristina, além de atriz, apresentadora, repórter e radialista, foi ainda técnica de voleibol e de futebol nos Estados Unidos por um período de 5 anos e trabalhou também na administração pública, foi presidenta da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt) entre 2015 e 2016. Na prefeitura, também exerceu os cargos de diretora de Comunicação e diretora de Turismo.
Cristina tentou ainda a carreira política, mas não conseguiu se eleger vereadora em Ubatuba. Candidata do PPL para concorrer ao cargo de vereador em Ubatuba nas eleições de 2016, Cristina Prochaska obteve 235 votos mas não foi eleita, ficando como suplente.
SERVIÇO
Minha mãe não dorme enquanto eu não ligar
datas de exibição: 10 e 11 de março
horário: às 20h30
local: Teatro Municipal de Ubatuba
Praça Exaltação a Santa Cruz, 22A
Ingressos: na bilheteria do teatro com 1 hora de antecedência nos dias de espetáculo ou dia 9/3 das 12h00 às 19h00 e também na Megabilheteria.com
ENTRADA FRANCA