Equipamento que localiza sinal de celular é utilizado para achar vítimas soterradas em São Sebastião

Equipes de resgate prosseguem nesta quarta-feira de cinzas(22), o trabalho de resgate das vítimas da catástrofe que atingiu bairros da costa sul de São Sebastião, no litoral norte paulista. Segundo balanço da Defesa Civil a tragédia já causou 48 mortes, 47 em São Sebastião e uma em Ubatuba. Ainda segundo o governo do estado,  38 pessoas ainda estão desaparecidas em bairros da costa sul de São Sebastião, região mais afetada pelas chuvas.  

Tecnologia

Um equipamento conhecido como analisador de espectro com antena diretiva(Foto) cedido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), utilizado para localizar ondas de telefonia celular, está sendo utilizado pelas equipes de resgate em São Sebastião para ajudar a encontrar pessoas sob os escombros da Vila Sahy.

O aparelho é utilizado normalmente como meio de fiscalização pela Anatel, mas em São Sebastião está sendo utilizado na localização de pessoas que estejam com o celular embaixo dos escombros.

 

O uso do aparelho é feito em parceria com as operadoras de telefonia celular para garantir maior eficiência do equipamento. Em São Sebastião, nos bairros da costa sul, nos primeiros dias o uso do analisador de espectro foi prejudicado devido à falta de energia e rompimento das fibras óticas provocadas pelos deslizamentos.

O equipamento tem ajudado muito as equipes de resgate. Até agora, três crianças foram resgatadas com auxílio da tecnologia. O aparelho ajudou também na localização dos corpos de cinco vítimas dos desabamentos na Vila Sahy, após aparelho captar sinais de celular.

Energia

A EDP, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em São Sebastião, informou que até a tarde de terça-feira (21) conseguiu restabelecer grande parte da energia das cidades de São Sebastião e Caraguatatuba, afetadas pelos temporais.

Segundo a EDP, apesar da falta de acesso aos bairros Juquehy e Barra do Sahy, seguindo os protocolos de segurança e as orientações da Defesa Civil, 98% da energia da população das duas cidades foi normalizada.

A EDP montou uma Base Avançada em Barra do Una, para atender as ocorrências da Costa Sul e mitigar a dificuldade de acesso e contou com o reforço de colaboradores (técnicos, eletricistas e equipes de segurança e infraestrutura) de São Jose dos Campos, Guarulhos e Itaquaquecetuba, totalizando mais de 100 colaboradores.

Celular

As operadoras de telefonia celular tiveram seus serviços prejudicados pelas chuvas que provocaram instabilidade no sistema, principalmente, nos bairros da costa sul de São Sebastião, na noite de sábado(18) e ao longo do domingo(19).

Segundo a operadora Vivo as fortes chuvas causaram o rompimento de um cabo óptico em sua infraestrutura de rede, afetando a estabilidade de sinal em algumas regiões. Os reparos necessários, segundo a operadora, seriam executados assim que os acessos aos locais, que estiveram bloqueados por alagamentos e quedas de árvores, fossem liberados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *