Defesa Civil coloca Caraguatatuba em estado de atenção; choveu 232 mm em 12 horas
Caraguatatuba está em Estado de Atenção desde a madrugada deste domingo (19) devidos às fortes chuvas que caíram na cidade. Em apenas 12 horas o acumulado registrado foi de 232 milímetros de água, o equivalente a 232 litros por metro quadrado. Até o momento, a Prefeitura está com 15 pessoas acolhidas e 44 desalojadas que foram para casa de parentes.
Em live feita na manhã deste domingo, 19, o prefeito Aguilar Júnior informou que não houve registro de mortes provocadas pelas chuvas. Segundo ele, as equipes da prefeitura percorrem os bairros mais atingidos, como o do Rio Ouro. Ele recomendou que a população doe produtos de higiene, de limpeza e roupas as famílias necessitadas. As doações devem ser encaminhadas ao Cemug(Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
Conforme a Defesa Civil, nas últimas 72 horas, o volume de chuvas foi de 250 mm, sendo a média climatológica para todo o mês de fevereiro de 287,4 mm. Toda a equipe da Prefeitura que compõe o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) está em atendimento seja com remoção de famílias em áreas alagadas ou em suporte àquelas já removidas.
Até o momento houve atendimento nos bairros da região Norte, Centro-Norte, Sul, além do bairro Rio do Ouro.
A Sabesp informa que todo sistema de água está em funcionamento com volume reduzido. Especificamente no bairro Rio do Ouro onde a chuva prejudicou o sistema de água, há um caminhão à disposição para ajudar no que precisar.
A Concessionária Tamoios emitiu nota que atualmente a Serra Antiga que faz descida para o Litoral está fechada. A Serra Nova opera em sistema de comboio com pare e siga sentido Litoral e Vale do Paraíba.
A Prefeitura de Caraguatatuba esclarece que as festividades de Carnaval deste domingo (19) estão adiadas. O prefeito Aguilar Junior está nas ruas onde acompanha os atendimentos nos locais mais atingidos. Ainda nesta manhã recebeu ligação do Governo do Estado, através do Secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab que colocou toda estrutura do Estado à disposição do município.