Ilhabela é a única cidade do litoral norte que mantém a tradição do “Banho da Doroteia”

Ilhabela é a única cidade do litoral norte a manter a tradição do “Banho da Doroteia”, que era destaque no carnaval de São Sebastião e Caraguatatuba, nas décadas de 60 e 70, quando moradores, a maioria, de caiçaras, que se fantasiava de papel crepom, desfilava pelas ruas centrais das cidades e caia na água do mar, que ficava toda colorida.

Hoje, apenas Ilhabela mantém essa tradição. A prefeitura não só manteve a tradição como decidiu ampliar este ano os dias e locais onde ocorrem o “Banho da Doroteia”.

O Banho da Doroteia, quando foliões desfilam com fantasias de papel crepom e terminam com um mergulho no mar, colorindo a água e renovando as energias para o resto do ano terá três edições.

A primeira será no domingo, 19, às 14h na Praia Grande, região sul da cidade. Na segunda-feira, 20, também no mesmo horário, os blocos desfilam na Praia do Perequê e na terça(21) ocorre a edição na Vila, com concentração a partir das 13h30 ao som da Bateria Show.

O conhecido e concorrido Banho da Doroteia é atualmente uma das maiores atrações do Carnaval de Ilhabela, mas começou há quase sessenta anos, e originalmente era chamado de “Banho da Gerarda”. Há décadas, diversos blocos saem às ruas na tarde da terça-feira de Carnaval, vestidos com fantasias de papel crepom e pulam do Píer da Vila. Esta tradição era muito comum nas demais cidades da região.

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, em 2012, chegou a promover uma exposição fotográfica sobre o “ Banho da Doroteia”, dando início às festividades do Carnaval na cidade. A mostra contava com o acervo de fotografias de Vera Freire, da equipe do setor de Comunicação da Prefeitura e do fotógrafo Ronald Kraag.

A programação completa do carnaval de Ilhabela está disponível em www.ilhabela.sp.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *