Flagrante foi realizado pela 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb na noite de terça(14), próximo a entrada do porto de Santos. Sete criminosos forma presos e duas lanchas apreendidas
Na noite da última terça (14), por volta das 23 horas, uma equipe da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3°BPAmb, em Patrulhamento Ostensivo e Preventivo Náutico noturno, durante OPERAÇÂO IMPACTO, visualizou uma pequena lancha em alta velocidade, próximo a entrada do canal do porto de Santos, em direção a área de fundeio de navios, levantando suspeitas, motivando a abordagem.
Ao visualizar a lancha-patrulha da PM, os suspeitos apresentaram alto nervosismo e empreenderam mais velocidade na tentativa de fuga, sem obter êxito, sendo interceptados pelos Policias Militares após breve acompanhamento.
Durante o acompanhamento, dois suspeitos abandonaram a lancha, pulando na água, os quais foram “resgatados” por uma outra lancha que também surgiu em alta velocidade.
Rapidamente, os Policiais Militares solicitaram apoio de outra equipe da unidade especializada que estava nas proximidades, escoltando uma embarcação, com grande quantidade de pescado ilegal a bordo, os quais imediatamente fizeram o cerco, localizando a segunda embarcação, com quatro suspeitos a bordo, sendo um deles, o que pulou da primeira embarcação minutos antes.
Ato contínuo, na primeira embarcação abordada, com três suspeitos a bordo, ambos já paramentados com roupas e equipamentos de mergulho, foram localizados 14 fardos grandes com anilhas (pesos), característicos em acondicionamento de drogas, ficando nítido a intenção de prender tais fardos nos cascos dos navios, pelos mergulhadores utilizando cilindros de ar comprimido.
De imediato, os criminosos assumiram a intenção, confirmando que no interior dos fardos haviam aproximadamente a suspeita de tráfico internacional de drogas, utilizando de navios.
Após busca pessoal nos sete detidos e vistoria nas duas embarcações, foram localizados ainda no interior de bolsas, um total de R$4.500,00 e três aparelhos celulares da marca Iphone, sendo um modelo 13 pro max, um 14 e um 14 pro max.
Duas pequenas lanchas com motores de popa de 50HP e 115HP respectivamente, foram apreendidas, bem como 07 cilindros de oxigênio, cintos de lastro, roupas de neoprene, óculos de mergulho, nadadeiras e 14 bolsas para acondicionar os entorpecentes, com dezenas de pesos de ferro (anilhas).
Os criminosos, drogas, embarcações e materiais apreendidos foram encaminhados a sede da Polícia Federal em Santos, onde foi apresentada a ocorrência a autoridade judiciaria de plantão, elaborando Inquérito, ficando os sete detidos a disposição da Polícia Federal, por estarem envolvidos no Tráfico Internacional de Drogas, sendo alguns deles alvo de investigação por parte da PF e pela equipe Marítima da Refeita Federal.
Dos sete presos, um reside em São Vicente, os demais no Guarujá. Um deles já foi preso por tráfico de drogas.
Ao todo, 582 quilos de cocaína foram contabilizados. A ocorrência, que se iniciou na noite de terça (14), só teve término na noite de ontem (15), após uma ação policial complexa.