Conseg de Caraguatatuba realiza 1ª reunião de 2023; cidade liderou número de mortes, roubos e estupros em 2022

Em Ilhabela, foi aberto o período para eleição do Conseg para o biênio 2023/2025. A eleição será no dia 13 de abril. Ilhabela permanece sendo a cidade mais tranquila do Litoral Norte. Registrou três mortes e 15 roubos em 2022. 

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) realiza nesta terça-feira (14), às 18h45, sua primeira reunião de 2023. O encontro está marcado a Catedral Divino Espírito Santo, no Indaiá. Caraguatatuba registrou 30 mortes e é considerada uma das cidades mais violentas do litoral do Estado de São Paulo.

Na pauta do ‘Conseg Vai Até Você’, assuntos como o Programa Vigilância Solidária e tráfico de entorpecentes. Nesta gestão, o Conseg está fazendo as reuniões em locais itinerantes para estar mais próximo da comunidade e entender os problemas por ela vivenciados.

O presidente do órgão, Pedro Hirochi Toyota, destaca a necessidade de se falar sobre o tema porque é uma questão que envolve e preocupa a comunidade. Em relação à Vizinhança Solidária, a ideia é apresentar o seu funcionamento.

O Programa Vizinhança Solidária tem se sagrado como uma das mais eficientes ferramentas de Polícia Comunitária voltada para a mobilização social em prol do fortalecimento da Cultura de Paz.

O programa é de adesão voluntária, por isso, os interessados devem procurar a Cia da Polícia Militar mais próxima, por meio de Conseg ou de outra associação.

Na reunião, estarão presentes os membros natos dos Conseg, capitão Eduardo Monteiro de Oliveira, comandante da 2ª Companhia do 20º Batalhão, e o delegado titular de Caraguatatuba, Jairo Luiz Pinto Pontes, além do capitão Hugo Bernardes, corregedor da Guarda Civil Municipal, representando a Prefeitura de Caraguatatuba.

 

Balanço Caraguatatuba

 

Dos 68 homicídios registrados o ano passado no Litoral Norte, 30 deles ocorreram em Caraguatatuba. Dos 784 roubos contabilizados em 2022 na região, um total de 354 ocorreram no município.  Em 2022, a cidade de Caraguatatuba foi palco do único latrocínio, roubo seguido de morte, ocorrido no Litoral Norte.

 

Caraguatatuba continua sendo a cidade mais violenta da região: foram 30 homicídios em 2022; um latrocínio, 66 estupros, 354 roubos a mão armada, 25 roubos de veículos e 1.709 furtos.  Em 2021, Caraguatatuba registrou 26 homicídios, 29 pessoas mortas nos homicídios, 59 estupros, 292 roubos, 17 roubos de veículos e um roubo de carga. Em 2020, foram 25 homicídios, 52 estupros, um latrocínio, 281 roubos, 31 roubos de veículos e três roubos de carga.

 

Ilhabela

 

Ilhabela continua sendo a cidade mais tranquila do Litoral Norte. Em 2022, foram três homicídios, 19 estupros, 15 roubos a mão armada e 429 furtos.  Na Ilhabela, em 2021, foram cinco homicídios, 14 estupros, 60 roubos e um roubo de veículo. Em 2020, foram três homicídios, sete estupros, 18 roubos e um roubo de veículo.

Segundo informou ontem, segunda-feira(13, a Prefeitura, a ilha registrou uma queda de 50% nas ocorrências de roubos durante os meses de dezembro e janeiro com a Operação Verão 2023 em comparação ao mesmo período nos anos de 2021/22. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana da Prefeitura. Entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, Foram registradas apenas cinco ocorrências de roubo, contra 10 no período anterior.

O levantamento aponta redução também no registro de furtos, de 74 para 61, o que corresponde a 16% de queda. As ações da operação resultaram em 24 pessoas presas em flagrantes e três adolescentes apreendidos. Os dados apontam ainda a vistoria de 824 veículos, com 34 apreendidos (incluindo motos). Houve ainda o registro de uma arma apreendida.

A Operação Verão 2023 contou com o reforço de 81 policiais militares. Além disso, o efetivo foi reforçado com a atuação dos policiais da cidade em atividade delegada, ampliando o número em mais 30 PMs.

“Podemos afirmar que a segurança pública em nossa cidade é considerada excelente. Claro que com o aumento do fluxo de pessoas na temporada ocorre também o aumento de ocorrências, mas a queda gradativa apresentada no balanço mostra que a Operação Verão e a atividade delegada estão sendo eficazes no combate à violência”, avalia o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

O subsecretário de Segurança Urbana, 2º tenente Ailton de Carvalho, corrobora a avaliação. “Trabalhando junto ao Conselho de Segurança e Polícias Militar e Civil vamos conseguir reduzir cada vez mais esses índices”, finaliza.

Serviço

20ª Reunião do Conseg Caraguatatuba

Data: 14 de fevereiro

Horário: 18h45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *