Crea-SP fiscaliza estruturas do carnaval no Litoral Paulista

Agentes do Crea-SP fiscalizam estruturas montadas em avenidas, clubes, trios elétricos e palcos. Objetivo é garantir carnaval seguro para todos. Foto: Palco Praça de Eventos/Caraguatatuba  

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) vai realizar a Operação Carnaval nos quatros municípios do Litoral Norte Paulista antes do início da folia.

A fiscalização começou dia 7 e seguirá até o dia 17 deste mês, em Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, municípios que devem receber cerca de 1,5 milhão de turistas no carnaval 2023.

A ação da fiscalização terá caráter orientativo e preventivo, com o objetivo de assegurar a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho para garantir a segurança da população.

Os agentes fiscais do Crea-SP atuam identificados em prefeituras, clubes, casa de eventos, escolas de samba e estruturas de carnaval para garantir a responsabilidade técnica das atrações festivas.

“Todos os anos, além da fiscalização permanente em atividades que envolvem Engenharias, Agronomia e Geociências, agimos em forças-tarefas especiais para certificar que o exercício profissional tem sido respeitado e que as atrações como os palcos e trios de carnaval contam com responsáveis técnicos, pois sabemos o impacto que isso tem na segurança da população”, ressalta a engenheira Joana Borges, gerente regional do Crea no Litoral Norte Paulista.

Segundo o Crea-SP, as festas normalmente atraem um grande público e, por isso, precisam de um cuidado redobrado para que tudo ocorra da melhor forma e sem riscos aos foliões. Cabe ao Conselho fiscalizar o exercício profissional da área tecnológica, assim mantemos a sociedade protegida e o profissional envolvido também tem seu trabalho valorizado.

Balanço de 2022

 

O Crea-SP encerrou o ano passado com mais de 462 mil ações de fiscalização em todo território paulista. O número representa mais um recorde histórico para o Conselho, ultrapassando a meta de 400 mil ações fiscalizatórias estabelecida para o período. Este ano, a meta é realizar 600 mil operações.

De 2015 a 2022, as fiscalizações do Conselho aumentaram cerca de 1.600%. O crescimento se deve ao uso das tecnologias para apoio às atividades, com pesquisas e apurações remotas, antes dos agentes fiscais irem a campo, e à adoção do modelo das forças-tarefas no Estado.

Denúncia

 

O Crea-SP abre canais em todas as unidades de atendimento para o registro de queixas, além do site; dos telefones 0800 017 18 11 ou 0800 770 27 32 e do e-mail: faleconosco@creasp.org.br.

São infrações à legislação profissional: a ausência de responsável técnico em projetos, execuções ou prescrições; obras clandestinas; falta de placa na obra ou de identificação de responsável em atividades sujeitas à fiscalização; produção irregular de material ou insumo aplicáveis na Engenharia, Agronomia e Geociências; e outras situações relacionadas à violação do exercício técnico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *