“Bambu Caiçara” é tema de exposição em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, abriu à visitação pública nesta  segunda-feira (6/2), a exposição “Bambu Caiçara”. A mostra estará disponível até o dia 10 de fevereiro na sede da Fundaci, localizada na Rua Dr. Carvalho, 80, (Vila), das 9h às 21h.

Os trabalhos apresentados são voltados para o manejo do bambu, sendo um processo artesanal, em que se utilizam poucas ferramentas e que facilitam o trabalho na comunidade. A Ilha de Vitória é uma das Ilhas que compõem o Arquipélago de Ilhabela e possui uma pequena comunidade tradicional caiçara, que tem o bambu como matéria-prima abundante no local.

“A comunidade leva uma vida de muita simplicidade, onde a subsistência é a pesca, sendo um trabalho árduo para conquistar tudo que precisamos, então isso ensina muita gente a ser forte e a realmente a dar valor nas coisas”, destacou o proponente do Projeto Bambu Caiçara e caiçara local, Matheus Costa.

O edital de fomento da Secretaria Municipal de Cultura, tem o intuito de agregar mais valor ao projeto, dando oportunidade para as famílias da comunidade, para que possam prosperar economicamente e melhorar a qualidade de vida do local. Desde 2014, o grupo vem se especializando em cursos ministrados por profissionais da área de bambu, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social.

A Prefeitura tem trabalhado para democratizar o acesso aos benefícios para todas as modalidades artísticas. “Nossa intenção é contribuir da melhor forma para que o incentivo chegue nas mãos dos artistas. Temos em Ilhabela, grandes projetos que com o Programa de Estímulo à Cultura ganham visibilidade e reconhecimento de todos”, ressaltou o secretário de Cultura, Marquinhos Guti.

Programa de Estímulo à Cultura

O Programa de Estímulo à Cultura é um mecanismo de financiamento público, com recursos diretos para incentivar projetos artísticos-culturais na cidade. A iniciativa tem por objetivo fomentar e contribuir para o desenvolvimento artístico e cultural de Ilhabela, assim como oferecer opções de arte e cultura para toda a população. Os projetos culturais serão realizados em espaços independentes, espaços públicos ou privados e até em plataformas virtuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *