A Marinha do Brasil e o Corpo de Bombeiros suspenderam as buscas pelo velejador Edison Gloeden, o “Alemão”, de 66 anos, e o veleiro dele ‘Sufoco III’, desaparecidos no dia 15 de janeiro. O desaparecimento dele e da embarcação completa 20 dias neste sábado, dia 4.
“Alemão” deixou a sede náutica do Clube Internacional de Regatas, em Santos, no domingo, dia 15 de janeiro, para testar um piloto automático recém instalado na embarcação e, desde então, não foi localizado.
O 8º Distrito Naval realizou operação de buscas e salvamento durante 16 dias. Foram utilizados o Navio Governador Fleury, a Lancha Guaiaó do Corpo de Bombeiros e a Lancha “Meaípe”, o Navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, o Navio Doca Multipropósito “Bahia” e as Fragatas “Liberal”.
Segundo a Marinha do Brasil, foram feitas as buscas em uma área de aproximadamente 80.000 milhas náuticas. Não foi encontrado nenhum indicio da embarcação e do condutor.
Amigos velejadores e autoridades participaram recentemente de uma live no site Inavigate para “discutir” e “entender” o que poderia ter ocorrido como velejador. Segundo os participantes, “Alemão” tem muita experiência e o veleiro é dos mais seguros.
O navegador Herman Junior comentou que Alemão saiu com equipamentos de ótima qualidade, não teria feito contato com ninguém e estaria a 120 milhas de distância da costa, além da laje de Santos.
Boa parte dos participantes da live levantaram a suspeita de que “Alemão” poderia ter sofrido um mal súbito, tenha caído na embarcação e o veleiro seguiu a viagem a deriva.
Outros, disseram acreditar que Alemão poderia ter sido lançado ao mar após uma suposta colisão com outra embarcação e o veleiro seguiu “viagem”.
Acontece que não houve registro de acidente envolvendo o veleiro, supostos destroços do veleiro não foram localizados e nem sinal do corpo do velejador.
O desaparecimento de Alemão e do veleiro Sufoco II continuam intrigando a família, os amigos e até mesmo as autoridades. Apesar de suspenderem as buscas, Marinha e Bombeiros permanecem a disposição para retomarem as buscas caso surjam novas informações.