Cenipa vai apurar causas da queda de avião em Ubatuba

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai apurar as causas do acidente envolvendo uma aeronave, modelo Cessna 170, no início da tarde deste sábado)28) em Ubatuba.

 

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 13h10 quando a aeronave decolava da pista do aeroporto Gastão Madeira.

 

A aeronave, que pertence a uma empresa da capital paulista, é utilizada para campanhas publicitárias, sobrevoando as praias do Litoral Norte. A aeronave tem capacidade para levar o piloto e mais três passageiros, mas nas ações publicitárias leva apenas o piloto.

 

No acidente deste sábado, dia 28, o piloto teria tido problemas na decolagem e acabou caindo na avenida Iperoig, que fica em frente ao aeroporto, chocando-se com o meio- fio. A aeronave ficou com uma das asas danificada. O piloto, único tripulante da aeronave, saiu ileso. No momento da queda, nenhum veículos utilizava a avenida, que é uma das mais movimentadas de Ubatuba.

 

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 13h10 para uma ocorrência de queda de aeronave próximo ao aeroporto de Ubatuba, onde um avião de pequeno porte apresentou problemas na decolagem e chocou-se contra uma via pública. O piloto saiu ileso. Ele era o único tripulante da aeronave e segundo informações, está tudo bem com ele.

 

A avenida foi interditada após o acidente, apenas por precaução e retirada da aeronave acidentada, que foi levada para o pátio do aeroporto para inspeções que serão feitas pelo Cenipa.

 

Aeroporto

 

 

 

O aeroporto de Ubatuba, administrado pela Voa São Paulo, opera atualmente apenas voos particulares. O movimento tem sido reduzido, apenas de viagens fretadas da capital ou do interior em direção até Ubatuba.

 

O aeroporto operou voos comerciais em 2021 através da Azul Conecta, empresa sub-regional da Azul. No verão de 2022 e de 2023 a empresa não operou os voos diários ou semanais no aeroporto Gastão Madeira.

 

O aeroporto tem pista com 940 metros de extensão por 30 metros de largura. A pista é asfaltada. O local conta ainda com posto de abastecimento de combustível da Air BP com fornecimento de gasolina, querosene e lubrificantes. O Gastão Madeira é o único aeroporto que atende o Litoral Norte Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *