Policia Ambiental apreende três tartarugas “tigre d`água americano” em Ubatuba

Equipes do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), prenderam em flagrante, no sábado (21), um homem que realizava caça ilegal de animais silvestres, no bairro Rio da Prata, em Ubatuba, no litoral norte.

Os policiais foram até o local indicado após uma denúncia de caça ilegal. No local, encontraram no quintal, uma caixa d’água que em seu interior estavam três tartarugas tigre d`água americano. Os agentes foram informados pela esposa do indiciado que o homem não possuía autorização para a criação dos animais.

Dentro do imóvel, localizaram uma espingarda calibre 28 em cima de um guarda roupa e um lagarto abatido dentro de um freezer. Duas multas de infração ambiental foram elaboradas, entre elas, matar um animal silvestre e levar um de espécie exótica para dentro do Estado de São Paulo sem autorização, totalizando R$ 3.000 de multa. A ocorrência foi registrada no Distrito Policial de Ubatuba, sujeito a fiança e indiciado permanece à disposição da Justiça.

 

Espécie invasora

 

A Tartaruga-tigre-d’água americano, também chamada de tartaruga-de-orelha-vermelha (Trachemys scripta elegans), pode encantar pela beleza e originalidade da carapaça, mas provoca impactos nada graciosos na biodiversidade local. Originária da América do Norte, o réptil que foi trazido para o Brasil para ser animal de estimação é uma espécie exótica invasora.

Para evitar esta exótica invasora é necessário que a população não compre o animal, afinal a comercialização é proibida desde 1997, também não se pode soltar e eliminar os ovos. As informações são do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *