O atual secretário de Esportes e Lazer, Harry Finger, será o novo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela. Ele foi o nome indicado por Colucci para o cargo que era ocupado por Luciane Leite, que assumiu a secretaria executiva da pasta de Viagens e Turismo do Estado de São Paulo.
O prefeito Toninho Colucci divulgou o nome de Finger na manhã de ontem, segunda-feira, 23, durante um café de despedida para Luciane Leite, que deixa o cargo para assumir a secretaria executiva da pasta de Viagens e Turismo do Estado de São Paulo.
Colucci enalteceu o trabalho de Luciane à frente da secretaria e os números positivos alcançados. “Quando convidei a Luciane para assumir a pasta que é responsável pela nossa principal indústria, tinha a certeza de que fazia a coisa certa. Os números não mentem, Ilhabela voltou a ser destaque no cenário mundial da forma que merece”, destacou o prefeito.
Luciane Leite falou da conexão com o arquipélago e com a satisfação de “dever cumprido”. “Quando assumi a secretaria, o prefeito me entregou em mãos o seu programa de Governo e eu fiz questão de conhecer de perto cada canto da cidade, cada trilha, para planejar e executar as ações conforme nos foi solicitado. Saio com a certeza de que fizemos a coisa certa e de que deixamos uma secretaria realmente integrada com as demais pastas, da forma que deve ser. Vou embora de Ilhabela, mas Ilhabela está em mim”.
Harry Finger, que já esteve por cinco anos à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela no primeiro mandato do prefeito Toninho Colucci, agradeceu a confiança do prefeito e falou das expectativas de estar novamente à frente da pasta. “É uma missão muito difícil suceder a Luciane, mas aceitei o desafio e agradeço a confiança do prefeito Toninho Colucci. Vamos dar continuidade ao trabalho e contar com o apoio de todos os colegas e equipe”, declarou. Harry também segue interinamente responsável pela pasta de Esporte e Lazer.
Resultados
Além das especificações do Plano de Governo, Luciane Leite aponta os investimentos em estruturação do destino, qualificação, segmentação da oferta e diversificação de experiências como fatores preponderantes aos resultados positivos obtidos em sua gestão. Dados do Observatório municipal de Turismo revelam que em 2022, a cidade obteve a melhor ocupação hoteleira dos últimos sete anos, com média de 72,44%. Ilhabela recebeu 1,8 milhão de visitantes, o que significou aumento de 9,85% comparado a 2021 e 3,63% em relação à 2019.
A mudança de paradigma, divulgando Ilhabela também como destino de natureza e não apenas de sol e praia, pode ser sentida nos números de visitantes no mês de julho, “baixa temporada”, com 160 mil pessoas apenas em 2022, aumento de 23% na taxa de ocupação hoteleira se comparado ao mesmo período em 2021.
Os resultados apontam ainda o aquecimento da economia local, com faturamento de R$ 178 milhões no ano passado, perfazendo um percentual 19% maior que 2021 e 62% acima de 2019. Os reflexos positivos alcançam ainda a arrecadação, que subiu 18,63%. A projeção é ainda maior se comparada a 2019, 66,19%.