A Marinha do Brasil e o GBmar(Grupamento de Bombeiros Marítimos) intensificam as buscas ao velejador Edison Gloeden, de 66 anos, conhecido coo “Alemão”, que está desaparecido desde o último domingo, dia 15, quando deixou a sede náutica do Clube Internacional de Regatas, para realizar teste em seu veleiro “Sufoco III”, de 32 pés.
A Marinha do Brasil acionou o 8º Distrito Naval para realizar as buscas no litoral paulista. As buscas acontecem em Santos, Guarujá, Bertioga,, Ilhabela e São Sebastião com a participação do GBmar(Grupamento de Bombeiros Marítimos).
Além do GBmar, um helicóptero e duas embarcações participam das buscas ao velejador. A Família do desaparecido contratou aeronaves para auxiliar nas buscas que foram reforçadas a partir de terça-feira, dia 17, com botes de salvamento inflável pela região de Santos e São Vicente, com o Navio Governador Fleury nas proximidades da Laje de Santos e a Lancha Guaiaó pela área de Alcatrazes e Montão de trigo.
O Corpo de Bombeiros apoia a Marinha do Brasil nas ações de busca, que também encontra-se empenhada na região de Santos e São Sebastião. No Litoral Norte, segundo o comandante do GBmar na região, capitão João Batista Rapaci, na terça e quarta foram feitas buscas no arquipélago de Alcatrazes e na Ilha Montão do Trigo, na costa sul de São Sebastião.
Segundo Rapaci, as buscas terão continuidade nesta quinta-feira, novamente nas proximidades do arquipélago de Alcatrazes, ao redor de Ilhabela e nas ilhas de Montão do Trigo, Búzios e Vitória. As buscas estão sendo feitas também pelo ar e por terra entre o litoral de Santos, Bertioga, Ilhabela e São Sebastião.
Marinas e iates clubes localizados neste trecho do litoral paulista colaboram nas buscas divulgando informações do veleiro “Sufoco” aos seus associados. Até o momento, não foram encontradas nenhuma pista sobre o paradeiro do velejador que segundo informações teria deixado a sede náutica do Clube Internacional de Regatas, em Santos, no domingo, dia 15, para testar o piloto automático da embarcação que havia retornado da manutenção. “Alemão” é considerado um velejador bastante experiente.