Considerado um dos melhores velejadores do país, Juninho Jesus, de Ilhabela, segue em preparação para a maratona de competições náuticas para este ano. Os próximos desafios do atleta serão os campeonatos nacionais de Snipe (janeiro) e C30 (fevereiro).
Entre os dias 22 e 28 de janeiro, Juninho Jesus veleja ao lado de Alexandre Muto na disputa do tradicional Campeonato Brasileiro de Snipe 2023, que está na sua 73ª edição e será realizado em Florianópolis, Santa Catarina.
Já de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, Juninho Jesus embarca no Caballo Loco para as disputas do Campeonato Brasileiro de C30, onde atua como tático e timoneiro. A tripulação entra para defender a hegemonia de campeão das três últimas edições do evento.
Na Semana de Vela de Ilhabela realizada ano passado, o medalhista olímpico Robert Scheidt esteve à frente do leme no Caballo Loco pela classe C30 ao lado de Juninho Jesus e não poupou elogios ao velejador de Ilhabela. “A equipe do comandante Mauro Dottori é muito boa e o Juninho de Jesus, tático, é um ótimo velejador, o que faz a diferença”, descreveu Scheidt, na ocasião.
Em março, Juninho Jesus embarca para Biscayne Bay, em Miami – Florida, onde disputa a Bacardi Cup J70, entre os dias 8 e 11.
Da Escola de Vela de Ilhabela para o mundo
O velejador Mario de Jesus, mais conhecido como Juninho Jesus, é caiçara de Ilhabela e teve como base a Escola de Vela local. Oriundo de uma família de velejadores, aprendeu o esporte com o pai, Mário Sergio, um dos ícones da vela local.
Juninho Jesus veleja os principais campeonatos nacionais e internacionais pelas classes Snipe, HPE, C30, J70 e Star. Atualmente, o velejador integra a Seleção Brasileira de Vela, que se prepara a Copa do Mundo da Vela, que deve ser realizada no final deste ano.