Um surfista de 61 anos, natural de Taubaté, morreu ontem, domingo, dia 15, quando surfava na Praia Grande, em Ubatuba.
O afogamento foi constatado por volta das 10 horas da manhã de ontem, segundo o GBmar(Grupamento de Bombeiros Marítimos) do Litoral Norte.
Os guarda-vidas do GBmar foram acionados por surfistas que pegavam onda no canto esquerdo da praia. Eles encontraram uma prancha e um corpo boiando.
Segundo consta, o corpo do surfista estava emborcado- com o dorso boiando e a cabeça dentro da água. Um “leash” (cordinha) mantinha o corpo do surfista preso a prancha de surfe.
O guarda vida realizou o salvamento. A vítima estava com a água na altura da região abdominal, segundo o guarda-vidas, que imediatamente iniciou os procedimentos de Respiração Cardiopulmonar.
O atendimento foi mantido até a chegada da equipe da URSA, que colocou colar cervical e prancharam a vítima e continuaram o RCP até o embarque na viatura.
A vítima foi conduzida em direção a Santa Casa e na rodovia Rio-Santos, entre a Praia Grande e a Santa Casa, a equipe medica do SAMU assumiu o atendimento médico.
Após 45 minutos de atendimento, constatou-se o óbito da vítima. Segundo informações de conhecidos do surfista, ele era surfista experiente e fisicamente forte, mas pode ter sofrido um ataque cardíaco enquanto surfava.
Consta que ele teria passado por um cirurgia do coração e ainda não tinha sido liberado pelos médicos para prática de esportes. O surfista tinha casa de veraneio em Ubatuba e praticava surfe há alguns anos. O corpo dele seria sepultado nesta segunda-feira em Taubaté.
Praias cheias
Segundo o GBmar, apesar das praias lotadas e do mar agitado, a morte do surfista na Praia Grande, teria sido o único óbito registrado nas praias da região no fim de semana.
Os guarda-vidas do GBmar tiveram muito trabalho a beira mar e fizeram muitos salvamentos, inclusive, com a ajuda do helicóptero Águia da Polícia Militar.
No sábado, dia 14, na Praia Grande, em Ubatuba, quatro banhistas, entre eles dois deficientes visuais, foram resgatados pelo helicóptero Águia e GBmar.
O salvamento ocorreu por volta das 16 horas. Os quatro banhistas, três homens e uma mulher, que tinham sido arrastados pela correnteza, foram resgatados por guarda-vidas que se lançaram do helicóptero, encaminhando-as até a areia da praia em segurança.