O surfista ubatubense Ryan Kainalo, de 16 anos, foi eliminado nas oitavas de final do mundial de surfe júnior que está sendo disputado na praia de Seaside Reef, em San Diego, na Califórnia(EUA).
Nas oitavas de final, Kainalo não conseguiu superar o surfista mexicano Alan Cleland. O ubatubense surfou nove ondas durante a bateria, mas conseguiu entre suas notas mais altas um 6.0 e um 6.10, somando no final 12.10. O mexicano surfou seis ondas e obteve duas notas acima de 8.0, somando 17.40.
Foi o primeiro confronto oficial entre os dois surfistas, segundo a WSL. Ryan Kainalo terminou o mundial na 9ª colocação. O cearense Cauã Costa também foi eliminado nas oitavas pelo australiano Oscar Berry: 11.40 x 9.63. Cauã acabou também na nona colocação.
A surfista brasileira Laura Raupp está nas quartas de final da competição. Ela vai enfrentar a norte-americana Alyssa Spencer. Segundo a WSL, será o primeiro confronto oficial entre as duas surfistas.
A competição teve início na segunda, dia 9 e deve prosseguir até o domingo, dia 15. O Brasil já venceu nove vezes a competição, a última delas em 2019, com o catarinense Lucas Vicente. Em 2020 e 2021 a competição não foi realizada por causa da pandemia do Coronavirus. Gabriel Medina, de São Sebastião venceu a edição do World Junior Championships de 2013.
Segundo a WSL, o mundial de júnior está sendo disputado por 24 surfistas em cada uma das categorias masculina e feminina. Ryan Kainalo é uma das grandes promessas do surfe brasileiro. Kainalo é o atual campeão nacional das categorias Sub-16 e Sub-18.