Prefeitura de Caraguatatuba retoma as obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, retoma a partir desta segunda-feira, dia 9, as obras do enrocamento do rio Juqueriquerê, na região sul. As obras foram paralisadas em dezembro por causa das festas de fim de ano.

A prefeitura também agiliza o desassoreamento na barra do Rio Juqueriquerê. O serviço é realizado pela empresa Porto Vale Transportes Marítimos LTDA e tem a proposta de melhorar o fluxo da água e tráfego de embarcações.

O serviço utiliza de um barco rebocador e empurrador, que possui um arado na parte traseira para ajudar na movimentação da areia. A empresa tem aproveitado, principalmente, os períodos de maré vazante, quando a maré começa a baixar e o fluxo de água do rio aumenta, ajudando a remover a areia do canal.

Durante os dias de operação, a Prefeitura orienta que os barcos trafeguem com responsabilidade. Ao final da obra, o canal ganhará em torno de 1,5 metro de profundidade entre o rio e o mar.

É previsto que também vá melhorar o fluxo de água, contribuindo para a drenagem do município, em especial, nos períodos de chuvas.

De acordo com os técnicos, esta não é a medida definitiva, o objetivo é realizar uma dragagem em todo o canal assim que os molhes de pedra estiverem concluídos. Porém, como medida temporária, a obra deverá atender o fluxo de embarcações ao longo da temporada.

 

Enrocamento

 

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, retoma a partir de hoje, dia 9, o  transporte das pedras até as obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê. O serviço foi suspenso em 23 de dezembro devido ao movimento turístico registrado durante as festas de fim de ano.

#PraTodosVerem: Maquinário na cor laranja realiza o assentamento de pedras em um dos molhes do Enrocamento do Rio Juqueriquerê (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Essa alteração se dá em função da alta temporada e o aumento significativo da população flutuante. Para reduzir os transtornos ao tráfego de veículos neste período, o serviço ficou suspenso até ontem, domingo, dia 8.

De acordo com o secretário da pasta, Leandro Borella, as obras seguirão com o ritmo normal a partir de janeiro. Até o momento a construção dos dois molhes, norte e sul, já avançam significativamente para dentro do mar. Somente o molhe norte já ultrapassa os 500 metros de extensão.

Sobre a obra

Esta é uma das mais importantes obras investidas pela Prefeitura e será decisivo para a melhoria no sistema de drenagem da região sul da cidade, que é um dos principais objetivos da gestão.

Além disso, o serviço prevê a melhora nas condições de navegabilidade no encontro das águas do rio com o mar. A obra será contemplada por dois molhes (muros de pedras) com mais de 1.200 metros de extensão e 1,5 metro de profundidade cada.

Atualmente os maquinários realizam a colocação e assentamento das pedras que fazem o caminho pelo mar nos Molhes Norte e Sul. Essa contenção maciça, composta por blocos de rochas compactadas, tem a finalidade de impedir a erosão das margens e dissipar a força das ondas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *