O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, decretou luto oficial por três dias em razão do falecimento de Edson Arantes do Nascimento, Rei Pelé, em 29 de dezembro de 2022. O prefeito é palmeirense roxo, mas como todo brasileiro fã de Pelé.
O decreto estabelece que durante o período de luto oficial, a bandeira do Brasil ficará hasteada à meio mastro em todos os órgãos públicos do município, em sinal de profundo respeito e pesar pelo falecimento do desportista Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé.
Internado há um mês no hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um câncer no cólon e uma infecção respiratória, o tricampeão mundial faleceu na última quinta-feira (29) aos 82 anos em decorrência de falência de múltiplos órgãos.
Pelé deixa um forte legado para o Brasil e o mundo como desportista, sendo considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos e o Atleta do Século. Ele foi sepultado na tarde desta terça-feira(3) em Santos.
Litoral Norte
Pelé nunca atuou contra cubes ou nos estádios do Litoral Norte. Na região, apenas o E.C.XV de Novembro de Caraguatatuba disputou o futebol profissional, mas assim, após o jogador ter parado de jogar.
O ex-jogador Luiz Carlos de Mello Cardim, de 62 anos, o “Cardim”, de São Sebastião, jogou no Santos e chegou a conviver com Pelé na Vila Belmiro. Cardim iniciou sua carreira nas categorias de base do Santos aos 15 anos de idade.
Cardim foi campeão paulista pelo Santos em 1978, no time que era conhecido como “Meninos da Vila”, comandado pelo técnico Formiga e que tinha craques como João Paulo, Juari, Pita, Rubens Feijão, João Paulo, Nelsinho e Gilberto. Ele deixou o futebol em 1994, aos 34 anos.
Consta que alguns professores de Educação Física de Caraguatatuba e São Sebastião formados em Santos também chegaram a conviver com o jogador durante o período da faculdade. Pelé iniciou o curso de Educação Física na Universidade Metropolitana de Santos, em 1970, quando já jogava pela Seleção Brasileira. Ele se formou em 1974.
Não há registro, também, de uma visita de Pelé ao Litoral Norte. Existe um causo sobre Pelé bem interessante em Caraguatatuba. Na década de 60, o jogador foi atuar no Rio de Janeiro e uma rádio da cidade ou da capital, comentou que, no dia seguinte a partida, Pelé retornaria de carro pela antiga Rio-Santos e dormiria em Caraguatatuba, antes de seguir para Santos.
A notícia se espalhou pela cidade e dezenas de crianças e, também, adultos, decidiram ficar plantados na porta do suposto hotel que iria receber o craque. Aguardaram até às 23 horas e nada de Pelé aparecer. Na verdade, tudo não passou de um boato espalhado por um dos funcionários do referido hotel.
Vários ex-craques do Santos F.C chegaram a jogar em Caraguatatuba e cidades vizinhas, com as equipes de masters santista e de veteranos em jogos comemorativos de aniversário dos municípios. Dorval, Mengálvio, Manoel Maria e Edu estão entre os jogadores que atuaram na região no passado.