Apesar da presença de cerca de 1,5 milhão de turistas a virada do ano foi bastante tranquila nas cidades do Litoral Norte. Não houve registro de mortes por afogamento nas praias e a polícia militar não registrou nenhum ocorrência grave nas cidades da região no réveillon.
Segundo informações do GBmar(Grupamento de Bombeiros Marítimos) do Litoral Norte, apesar das cidades da região ter praias lotadas no sábado(31) e domingo(1º) não houve registro de mortes por afogamento em Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela. Foram muitos os salvamentos, mas nenhuma morte.
De acordo com informações do comandante do GBmar no Litoral Norte, capitão João Batista Rapaci, na virada do ano entre os dias 30 de dezembro e 1º de janeiro foram 73 salvamentos nas praias da região pelos salva-vidas da corporação. Segundo Rapaci, o GBmar salvou 37 banhistas em praias de Ubatuba; 32 banhistas em praias de São Sebastião; e, quatro banhistas em praias de Caraguatatuba.
No litoral sul e baixada santista foram nove mortes por afogamento no mesmo período. Foram sete óbitos no sábado e dois no domingo, segundo o GBmar. As mortes ocorreram em Mongaguá(4), Guarujá(2), Praia Grande(1) e Itanhaém(1) e ilha Comprida(1).
Na temporada de verão de 2021/2022 foram sete mortes por afogamento nas praias do Litoral Norte e cerca de 750 salvamentos. Foram quatro óbitos por afogamento em Ubatuba; e, três, em São Sebastião. Em praias de Caraguatatuba e Ilhabela não foram registradas mortes por afogamento na temporada passada.
Estatísticas
Em 2022, nas praias do Litoral Paulista Norte foram 90 mortes por afogamento e 3.290 salvamentos. A região do 3°GBmar-que atende as cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, foi a com menor número de óbitos e mais salvamentos: foram 1.331 salvamentos nas quatro cidades e 11 óbitos por afogamento ao longo de todo o ano.
A região do 1° GBmar- Guarujá, Santos, São Vicente e Bertioga foi a que registrou maior número de mortes por afogamento: 34, sendo 23 delas no Guarujá. A região do 2 GBmar,- que atende Praia Grande e Mongaguá, registrou em 2022 um total de 27 mortes por afogamento, 18 delas em Mongaguá. Na região do 4ºGBmar- Itanhaém, Peruíbe, Ilha Comprida e Iguape registrou no período 18 óbitos por afogamento, 13 delas em Itanhaém.
Confira as estatísticas: