SARS-CoV-2, agente transmissor do coronavírus, não foi encontrado na água do mar, garante Cetesb

A proximidade das festas de fim de ano com as comemorações familiares do réveillon e dos shows a beira mar, gerando o aumento de aglomerações, acende um alerta com relação ao Covid-19.  As autoridades recomendam que as pessoas completem o ciclo vacinal e usem máscaras em locais de grande concentração de pessoas.

 

Segundo o portal do conceituado médico Drauzio Varella, a BQ. 1, nova subvariante derivada da ômicron, acendeu o alerta no Brasil e no mundo por sua maior capacidade de transmissão. Essa cepa também apresenta uma tendência de escape da resposta imune, seja aquela oferecida pelas vacinas ou adquirida por quem já teve covid-19 uma ou mais vezes. Ainda assim, as vacinas administradas no país protegem contra casos graves e hospitalizações.

 

Covid no Litoral Norte

 

Caraguatatuba é a cidade com maior número de casos e óbitos. Segundo boletim divulgado no dia 26 de dezembro pela prefeitura, são 49.681 casos e 515 mortes pela doença desde o início da pandemia. Duas mortes ocorreram na última semana. A cidade tem 4 pessoas internadas na UTI e uma no setor de enfermaria. A prefeitura já aplicou 340.786 doses da vacina.

Ubatuba, segundo dados da prefeitura divulgados no dia 27, são 17.086 casos e 179 óbitos pela Covid-19. Segundo a prefeitura, duas pessoas estão internadas em leitos de UTI fora do município.  A prefeitura já distribuiu cerca de 230 mil doses da vacina.

Em São Sebastião, segundo dados divulgados pela prefeitura no dia 21 de dezembro, são 15.792 casos e 216 mortes pela doença desde o início da pandemia. Segundo a prefeitura, duas pessoas estavam internadas em leitos de UTI fora do município. A prefeitura já distribuiu 218 mil doses da vacina.  Em Ilhabela, segundo dados da prefeitura divulgados no dia 27, são 17.396 casos e 55 mortes.   De acordo com a prefeitura, duas pessoas estariam internadas em hospitais de Caraguatatuba.

 

Água do Mar

 

Apesar do suposto crescimento de casos e internações por Covid-19 nas cidades do Litoral Norte Paulista, do risco do aumento de infecções durante o fim de ano e das recomendações para que as pessoas mantenham a vacinação em dia e usem máscaras em locais de grande concentração de pessoas, moradores e turistas podem ficar tranquilos com relação ao banho de mar.

 

Considerando sua longa experiência em vigilância de patógenos, a CETESB iniciou o monitoramento ambiental de SARS-CoV-2 em 06 de abril de 2020, com o objetivo principal de acompanhar o comportamento de disseminação do vírus ao longo da pandemia e avaliar tendências de sua circulação nas populações pela correlação com o número de casos de COVID-19. Os técnicos avaliam a presença de SARS-CoV-2 em esgotos e águas superficiais do Estado e São Paulo, como ferramenta suplementar à vigilância epidemiológica da COVID-19 no Estado.

 

Segundo a Cetesb, que monitora semanalmente as praias do litoral paulista nos monitoramentos realizados até agora nunca foi detectada a presença de SARS-CoV-2, agente transmissor do coronavírus na água do mar.

 

Com relação as análises da água do mar, os técnicos monitoraram por cerca de um ano uma praia de São Vicente, mas o agente etiológico da Covid-19 não foi encontrado nas análises feitas semanalmente.  ” Realizamos monitoramento de SARS-CoV-2, agente etiológico da COVID-19, na Praia dos Milionários, no município de São Vicente,  no período de 22/06/2020 a 26/04/2021, e nunca foi detectado RNA de SARS-CoV-2 nessas amostras, diferente das amostras de esgoto onde sempre esteve presente”, informou a Cetesb em nota enviada ao noticiaisdaspraias.com

 

Segundo a Cetesb, a principal rota de transmissão do SARS-CoV-2 é a inalação do vírus via transmissão pessoa-pessoa e aerossol/gotículas, e contaminação de fômites e mãos. Esses vírus por serem envelopados sobrevivem muito pouco no ambiente e até o momento não foi demonstrada a implicação do esgoto ou água na transmissão da doença.

 

Monitoramento

 

O Programa de Balneabilidade das Praias Paulistas monitora atualmente 158 praias em 175 pontos de amostragem. No litoral Norte são monitoradas 91 praias com 98 pontos de amostragem (incluindo 7 praias da Ilha Anchieta), 62 praias na Baixada Santista em 72 pontos de amostragem e 5 praias no Litoral Sul.

 

O Laboratório de Taubaté da CETESB, que também atende o Litoral Norte, foi ampliado e modernizado, sendo que em 05/10/2021 foram inauguradas as novas instalações. Essa modernização contou com investimento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

 

As amostras de água do mar são coletadas nos finais de semana. As análises laboratoriais requerem um período de 24 horas de incubação para o crescimento da bactéria fecal (enterococos). Após esse período, com os resultados, as praias são classificadas e é emitido semanalmente o Boletim de Balneabilidade. Este é divulgado no site e no App para celulares da CETESB, na imprensa em geral, além das bandeiras instaladas nos pontos de amostragem nas praias que fazem parte do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *