Morreu o menino de 12 anos que foi atropelado por uma lancha no inicio da tarde desta sexta-feira, dia 30, na praia das Cigarras, na costa norte de São Sebastião.
Segundo os bombeiros, o menino foi retirado da água e teve atendimento emergencial e em seguida, com apoio de motos dos bombeiros foi removido pelo Samu até a UPA central de São Sebastião.
De acordo com informações dada pelos bombeiros, o menino foi retirado da água em grau três, em parada cardiorrespiratoria, recebendo massagem de reanimação cardiopulmonar.
A vítima também apresentava corte lacerocontuso no peito e corte cortocontuso no joelho e virilha. O estado do menino era bem grave. Por volta das 17 horas, foi confirmada a morte do menino. Ele não teria resistido aos ferimentos e faleceu no hospital.
Segundo os bombeiros, as causas do acidente, a embarcação responsável pelo acidente, bem como, o piloto estavam sendo apurados pela Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião. Um inquérito seria aberto para apurar o acidente.
A Delegacia da Capitania dos Portos já teria identificado a embarcação e o piloto, que estaria sendo ouvido pelas autoridades na sede da Capitania.
Operação Verão
Teve início no dia 14, em todo o litoral paulista, a Operação Verão 2022/2023 da Marinha do Brasil. A operação “Navegue Seguro”, coordenada pelas Delegacias da Capitania dos Portos, será encerrada no dia 15 de março.
No lançamento da operação, o capitão de Mar e Guerra, Robledo de Lemos Costa e Sá, comandante da Delegacia da Capitania dos Portos no Estado de São Paulo, informou que a operação conta com o reforço de 600 militares, 20 embarcações e 20 viaturas, distribuídos ao longo da costa.
A operação tem como objetivo reduzir o número de acidentes de navegação e coibir atividades ilícitas que possam colocar a vida das pessoas em risco. Serão intensificadas as ações de inspeção naval na áreas de concentração de pratica de esportes e lazer.
Estão previstas fiscalizações quanto a documentação e qualificação de habilitação ao mar em embarcações como lanchas e motos aquáticas. Serão verificados a existência e validade de itens de segurança como extintores de incêndio, coletes salva-vidas, boias, luzes de navegação, dentre outros aspectos relacionados à segurança da navegação.
A operação também terá o uso de “bafômetros” ou seja etilômetros [Instrumento utilizado na fiscalização de trânsito] a fim de coibir a condução de embarcações sob efeito de bebidas alcoólicas.
Na temporada 2021/2022, foram feitas 1.500 abordagens, 93 notificações e 30 apreensões de embarcações. A operação também contará com o apoio das prefeituras, guardas municipais, Policia Militar e Corpo de Bombeiros.