Ilha das Cabras, em Ilhabela, está com águas poluídas, segundo a Cetesb

Na virada do ano, o litoral norte tem cinco locais, entre eles, quatro praias,  classificados como impróprios para banho pela Cetesb 

O litoral norte de São Paulo tem cinco locais impróprios para banho no feriado de fim de ano, segundo informações da Cetesb(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Os locais classificados como impróprios pela Cetesb devem ser evitados para banho devido ao risco de doenças transmitidas pelo esgoto presente na água do mar. Os pontos “impróprios” são sinalizados com bandeira de cor Vermelha.

O boletim divulgado ontem, dia 29, informa que foram classificados como poluídos e impróprios para uso quatro praias: a do Itaguá, em Ubatuba, poluída em dois pontos de coleta; e as praias Armação, Itaquanduba e da Ilha das Cabras, em Ilhabela. A Cetesb também classificou como imprópria as águas do rio Itamambuca, na praia de mesmo nome em Ubatuba, local muito utilizado para banho por frequentadores da praia. Caraguatatuba e São Sebastião estão com todas as suas praias em boas condições de uso no feriado de fim de ano.

Ilha das Cabras

A Ilha das cabras é um dos locais mais procurados para a prática do mergulho em Ilhabela. Fica logo no início do lado Sul de Ilhabela, a cerca de 200 metros da praia das Pedras Miúdas.

A Ilha das Cabras sedia desde 1992 o  Santuário Ecológico Submarino, protegido por lei da caça e pesca submarina desde 1992. Nessas águas, é possível encontrar as mais variadas espécies de peixes ornamentais e outros habitantes marinhos, como tartarugas, estrelas-do-mar e, se tiver sorte, cavalos-marinhos. Uma estátua de Netuno foi colocada a 7 metros de profundidade. Por isso, o local é procurado por mergulhadores amadores e profissionais.

Após batalha judicial que se estendeu por mais de trinta anos, a Ilha das Cabras, no litoral norte de São Paulo, voltou a ser tornar uma área pública, integrando-se de fato ao Parque Estadual de Ilhabela. A ilha, ocupada em nome da Bougainville Participações e Representações, havia sido transformada em imóvel de praia do ex-senador Gilberto Miranda, dono da empresa. A devolução da área ao patrimônio ambiental da União foi possível graças aos esforços do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) em atuação integrada e coordenada.

A ilha deverá sediar o primeiro Museu de História, Antropologia e Cultura do Litoral Norte. Instalado na própria Ilha das Cabras, o museu será aberto à população e conta com a parceria da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no processo de concepção e implantação. Nesta semana, a instituição fez a primeira visita na área.

A Cetesb monitora semanalmente 98 pontos no litoral norte e o resultado é divulgado todas as sextas-feiras no site da companhia. As praias classificadas como impróprias são sinalizadas com bandeiras da cor Vermelha e devem ser evitadas devido ao risco de doenças transmitidas pela presença do esgoto no água do mar. As praias sinalizadas com bandeiras da cor Verde apresentam boas condições de balneabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *