Vendaval provoca estragos em Caraguatatuba

Fortes rajadas de vento ocorridas na manhã desta quarta-feira, dia 28, em Caraguatatuba, causaram a derrubada de árvores, coqueiros e da estrutura da Praça da Cultura, na orla central da cidade.

 

Na praça Diógenes Ribeiro de Lima, uma das mais tradicionais da cidade, várias árvores foram derrubadas pela força do vento. No local, funciona uma tradicional feira de artesanato.

 

O estrago, no entanto, foi maior, na Praça da Cultura, na avenida da praia, onde tradicionalmente, ocorrerem os principais eventos e shows programados pela prefeitura. Além da lona, toda a estrutura de sustentação de alumínio, também, foi derrubada pelos ventos.

 

Segundo os bombeiros, ninguém teria ficado ferido com os estragos causados pelo vendaval, cuja intensidade pode ter chegado a 75 km/h. Nas demais cidades da região, não foram informados ocorrências provocadas pelo ventos.

 

O prefeito Aguilar Junior, acompanhado de alguns secretários,  visitou os dois locais no início da tarde. Este ano, os principais shows do verão acontecem na praça de eventos do Porto Novo, na região sul do município. Os shows começam no dia 30 e serão gratuitos.

 

Meteorologia

 

Segundo a Defesa Civil estadual, a região terá chuvas intensas e contínuas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo até o dia 30 de dezembro. A previsão é que, no Litoral Norte, os acumulados cheguem até 135 mm, por isso,  é necessário que a população, principalmente quem reside em área de risco, deve ficar alerta a todo sinal, como trincas nas casas ou qualquer barulho diferenciado, pois o deslizamento de massa decorrente do encharcamento do solo pode causar danos em residências. Por isso. Em caso de situações como essa, a providência indicada é acionar ajuda pelo telefone 199.

 

A Defesa Civil recomenda ainda que em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar as áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas. E que, durante os ventos, as pessoas evitem ir ao mar ou praticar esportes náuticos, por precaução.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *