Prefeituras do LN reforçam suas estruturas de saúde para atender a demanda de fim de ano

Litoral Norte deve receber cerca de 1,5 milhão de turistas na virada do ano. Prefeituras reforçaram a saúde, a segurança pública, a limpeza do lixo e a fiscalização 

As prefeituras do Litoral Norte estão reforçando duas estruturas de saúde- hospitais, Upas, UBS para a demanda da temporada de verão. Apenas na virada do ano, o Litoral Norte deve receber cerca de 1,5 milhão de turistas, quase quatro vezes mais que a população fixa das cidades da região.

O período mais crítico é justamente o final do ano quando os hospitais e UPAs ficam superlotados devido aos acidentes de trânsito e aos incidentes registrados durante as festas de réveillon, como brigas, ferimentos com fogos de artifício e garrafas quebradas abandonadas na areia da praia.

O policiamento foi reforçado em Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela. Cerca de 1.000 policiais estarão nas orlas, nos centros comerciais e nos locais onde acontecerão os shows e queima de fogos de artifícios.

 

Caraguatatuba

 

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a Operação Verão 2022/2023 para dar conta do atendimento de pacientes que procuram, nesta época do ano, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Centro, Norte e Sul.

Durante toda a temporada de verão, são esperadas pelo menos 1,5 milhão de pessoas visitando a cidade e para que não haja sobrecarga nos equipamentos hospitalares, em cada UPA será acrescentada uma equipe com médico, enfermeiro e auxiliares.

Já a Casa de Saúde Stella Maris e o Hospital Regional do Litoral Norte, que servem de retaguarda ao município, também farão esquemas especiais de plantão neste período.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá mais um colaborador nas equipes. A corporação contará com quatro ambulâncias de atendimento básico e uma de suporte avançado.

 

Ilhabela

 

Em Ilhabela, o Hospital Mario Covas, o principal da ilha, conta com o reforço de mais dois médicos plantonistas, no intuito de reduzir o tempo de resposta dos atendimentos. A Secretaria de Saúde também abrirá os Postos de Saúde da Vila, Barra Velha e Costa Sul, no dia 31 de dezembro e as mesmas unidades – com exceção da Vila – no dia 1° de janeiro, para o Pronto Atendimento.

 

Outra estratégia adotada e que já funciona o ano todo, são os plantões de Urgências e Emergências Odontológicas, realizados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), nos fins de semana e feriados, das 7h às 19h. Ilhabela tem 35 mil habitantes, na virada do ano deverá receber cerca de 120  mil turistas.

 

 

Ubatuba

 

A Santa Casa de Ubatuba reforçou a equipe de atendimento do hospital a partir do último dia 20 de dezembro para melhor atender o aumento de fluxo de pacientes durante 30 dias. A ação faz parte da Operação Verão, quando o município recebe um grande número de turistas. Ubatuba deverá receber cerca de 600 mil pessoas na virada do ano.

O diretor técnico da Santa Casa, Dr. Danilo Bargieri, explica que o hospital recebe uma verba especial da Secretaria Municipal de Saúde que ajuda no reforço da equipe e na compra de insumos e que a Instituição também investe mais recursos para suprir as necessidades. “Nesta época realizamos algumas contratações temporárias e também oferecemos aos colaboradores a oportunidade de plantão extra, para quem deseja aumentar neste período a fonte de renda. A compra de insumos do hospital também aumenta e precisamos estar preparados para oferecer um atendimento eficiente e digno para todos os pacientes”, ressaltou o médico.

O diretor do hospital ressalta ainda que a colaboração da população é importante durante os meses de maior movimento na Santa Casa. “Os usuários do sistema de saúde precisam entender e respeitar que o hospital tem como prioridade os atendimentos de urgência e emergência da cidade. Casos simples podem e devem ser direcionados para os Prontos Atendimentos que temos no Ipiranguinha e na Maranduba, e algumas situações também conseguem ser resolvidas nas próprias Unidades Básicas de Saúde. Saber procurar o atendimento correto ameniza a superlotação das unidades, principalmente nos próximos meses quando a cidade costuma ficar lotada”, destacou Bargieri.

Entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro e fevereiro de 2022, a Santa Casa de Ubatuba contabilizou 44.621 atendimentos, uma média de quase 500 pacientes por dia. A expectativa para esta temporada é que esse número aumente ainda mais, visto que até o momento as restrições da pandemia do coronavírus estão mais atenuadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *