Paratleta de Caraguatatuba, medalha de bronze na Califórnia(EUA), treina para etapa de para surf no Hawaii

O paratleta de Caraguatatuba, Marçal Leme da Costa, 45 anos, encerra 2022 como o melhor do Brasil e o terceiro do mundo em sua categoria no Surfe Adaptado.

Na sua última competição, realizada em Pismo Beach, Califórnia (EUA),  e 4 a 11 de dezembro (EUA), ele conquistou a medalha de bronze durante o ISA World Para Surfing Championship, o que confirmou sua posição mundial entre 18 paratletas.

No geral, a equipe brasileira ficou com o quarto lugar na competição que tinha 28 equipes de vários países, mas de 200 paratletas, batendo o recorde mundial.

 

Marçal em Pismo Beach, Califórnia (EUA). Fotos: ISA

 

Agora ele já pensa na etapa do Hawaii que será realizada em maio de 2023 e também a da Califórnia. “Estou muito feliz com essa conquista e muitas outras que vão acontecer, por poder representar a seleção brasileira, e, principalmente, Caraguatatuba, cidade que amo e todo pódio que eu for vou levar a bandeira da minha cidade”.

Ele ainda agradeceu ao prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, por todo o apoio que tem recebido, caso contrário, nada teria acontecido. “Agora vamos manter focado para buscar o título de melhor do mundo”.

Marçal faz questão de contar sua história quando, há 11 anos, sofreu um acidente onde perdeu a perna e os movimentos de um braço. Depois de ficar muito mal psicologicamente, entrou para a equipe de natação de Caraguatatuba com o treinador Thiago Norberto e passou a viver mais, amar mais a vida.

“Queria me superar no esporte e fui para o surfe, treinando duro por nove anos para participar de competições de tão alto nível”.

Para ele, é muito importante treinar, ter foco, o sonho de todo atleta de alto rendimento. “Minha vida está melhor que antes do acidente. As limitações não impedem nossos sonhos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *