A partir desta semana começa a temporada de verão no litoral norte paulista. Muitos turistas chegam à região para curtir o feriado de Natal, tendência que tem crescido muito nos últimos anos. Muitas famílias emendam o Natal com o Ano Novo e estendem suas férias até o dia 5 ou 10 de janeiro.
O movimento de turistas entre o Natal e o Ano Novo, trata-se do período de maior “lotação” de turistas nas cidades da região. Acredita-se, que neste período , cerca de 1,5 milhões de pessoas visitem o litoral norte paulista. A maioria das praias fica repletas de banhistas.
Além de reforçar o número de guarda-vidas nas principais da região, com apoio das prefeituras, o GBmar(Grupamento de Bombeiros Marítimos) também faz campanhas para evitar mortes por afogamentos nas praias paulistas. Na temporada passada, foram cerca de sete mortes por afogamento nas praias do Litoral Norte e cerca de 750 salvamentos.
Na temporada passada, foram quatro óbitos por afogamento em Ubatuba; e, três, em São Sebastião. Em praias de Caraguatatuba e Ilhabela não foram registradas mortes por afogamento na temporada 2021/2022. No período, além dos guarda-vidas do GBmar, São Sebastião contou com 57 guarda-vidas temporários; Ubatuba, 40; e, Caraguatatuba, 24. Dois helicópteros Águia da Polícia Militar atuaram na região.
Segundo informações do então comandante do GBmar no Litoral Norte, capitão João Batista Rapaci, a maioria dos óbitos registrados na temporada 2021/2022 ocorreu em “área de retorno”, ou seja, em área de correnteza. Por isso, a importância dos banhistas buscarem informações com moradores ou guarda-vidas sobre as condições da praia antes de irem ao mar.
Ubatuba
Com a chegada do final do ano e do verão, o movimento nas praias aumenta consideravelmente em Ubatuba, cidade que liderou o número de afogamentos (quatro) e salvamentos( 336) na temporada passada. Segundo informações, a Praia Grande é a que mais concentra banhistas no Litoral Norte- uma média de 25 mil banhistas por dia entre o Natal e o Ano Novo.
Para oferecer mais segurança aos banhistas, a Prefeitura de Ubatuba viabilizou a contratação de 40 Guarda Vidas Temporários (GVT’s) para o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBmar) – divididos nos meses de novembro a janeiro.
O Estado também vai efetuar a contratação de 40 GVTs – contribuindo ainda mais com a segurança nas praias. De acordo com informações do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBmar), em Ubatuba, são realizados, em média, 800 salvamentos durante o período da temporada – que vai de dezembro a março – o que significa uma média de mais de um salvamento por dia.
De acordo com o Gbmar, o treinamento dos GVT feito como parte da seleção busca assessorar no conhecimento e no treinamento físico para adequar o guarda-vidas a fazer o salvamento e retirar a vítima da água e fazer o primeiro atendimento até a chegada da ambulância/socorro.
Ainda segundo o órgão, é muito importante que o banhista conheça o local que vai entrar no mar, que converse com um guarda-vidas e, também, fique atento às orientações e advertências sonoras do profissional. A orientação do Corpo de Bombeiros é que os turistas possam ligar previamente para o Gbmar e consultar qual o melhor local para banho, bem como as praias que estão guarnecidas pelo Corpo de Bombeiros pelo telefone (12) 3833-5373.
Recomendações
O comandante do Gbmar em Ubatuba, tenente Guilherme Vegse, destacou alguns pontos importantes aos quais os banhistas devem redobrar a atenção:
Pedras e costeiras são sempre um risco potencial;
Boias e objetivos flutuantes geram falsa sensação de segurança e causam muitas mortes;
Álcool e mar não se misturam;
Respeite a sinalização: elas indicam o risco à vida;
Peça e respeite a orientação do guarda-vidas: ele é seu o melhor amigo na praia;
Procure praias adequadas para o banho, elas são diferentes.
Estatísticas
Segundo informações do GBmar, em 2022, até o dia 18 de dezembro, região havia registrado dez mortes por afogamento. Foram cinco mortes em Ubatuba, três em São Sebastião e duas em Caraguatatuba. Ao longo do ano, foram 1209 salvamentos.
Em 2021, foram onze mortes por afogamento nas praias da região. Seis em Ubatuba, quatro em São Sebastião e uma em Caraguatatuba. Ao longo de 2021 foram 1135 salvamentos nas praias da região.