A Serra Antiga foi liberada ao tráfego às 22h56 desta quinta-feira (22). O trecho estava interditado desde às 9h41, quando o Sistema de Monitoramento Meteorológico Tamoios alertou riscos, devido ao alto nível pluviométrico. Após a interdição, houve queda de 1 barreira no km 73+800 sem vítimas.
Com a liberação, a rodovia volta à sua configuração normal com trânsito sentido litoral fluindo somente pela Serra Antiga e trânsito sentido São José dos Campos fluindo somente pela Serra Nova.
Em caso de chuvas, o trecho poderá ser interditado novamente e a Operação Comboio com Pare & Siga será acionada na Serra Nova.
A Nova Serra possibilitou que o usuário tivesse uma alternativa no caso de fechamento da Serra antiga, o que não ocorria antes de sua inauguração, em março deste ano. Pela primeira vez a nova pista está sendo utilizada no sentido litoral. Por questões de segurança viária, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) permite a operação da Nova Serra em apenas um sentido por vês (isto é, subindo ou descendo).
Por isso, é necessário que seja concluída uma viagem em um sentido para se iniciar outra no sentido oposto – por isso o sistema Pare e Siga. Também determina que, no caso de descida, não é permitida a viagem de carros de passeio e veículos comerciais ao mesmo tempo. Assim, os comboios desses dois tipos de automóveis precisam ser feitos separadamente. Importante lembrar que os comboios são feitos em velocidade reduzida.
Segundo a concessionária, toda a operação foi realizada com total segurança para os usuários, não tendo ocorrido qualquer acidente. Por parte dos usuários, no entanto, houve muitas reclamações, principalmente com relação ao tempo de espera, tanto para que descia, como para quem subia a serra. Alguns usuários relataram em suas redes sociais que tiveram que aguardar cerca de cinco horas para participar do comboio em direção até Caraguatatuba.
Em Caraguatatuba, o trânsito na região do Jaraguazinho e Indaiá ficou comprometido e bastante congestionado devido aos veículos que tiveram que aguardar os comboios para subida da serra durante o período em que a serra antiga ficou interditada. A prefeitura chegou a mudar o trajeto dos ônibus na região pois os coletivos enfrentavam dificuldades para trafegar.