A Prefeitura Municipal de Paraty esteve presente, através do funcionário do Departamento de Patrimônio Mundial e Cidade Criativa, Tadeu Melquiades, na segunda semana de dezembro, no evento Travel Hub 2022 – sob o tema “O papel das indústrias criativas no desenvolvimento sócio-econômico de territórios turísticos”, realizado pelo Convention Bureau de São Petersburgo, considerada a capital cultural russa.
O município de Paraty foi a única representante ocidental das Cidades Criativas da Gastronomia. Em conjunto a Afyonkarahisar (Turquia) e Dakar (Senegal), Paraty foi também a única representante das Américas entre os integrantes da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.
O evento contou com mais de 4 mil participantes, entre empresários, gestores, estudantes, líderes regionais, associações comerciais e jornalistas de 20 regiões russas e de outros 19 países durante três dias, incluindo também sessões virtuais. Paraty teve a oportunidade de se apresentar a um público inédito, apresentando um pouco de seu artesanato, gastronomia, atrativos naturais e culturais, bem como, sua proposta de turismo de experiência – no âmbito de única cidade do mundo a contar com os títulos de Patrimônio Mundial Misto e Cidade Criativa da Gastronomia da
UNESCO ao mesmo tempo.
Em formato de mesa redonda, com perguntas e respostas através de mediação nos idiomas inglês e russo, foram exibidos os vídeos dos títulos, o que gerou enorme interesse dos presentes devido ao contraste climático, as belezas naturais, o frescor dos alimentos, a variedade e riqueza das cachaças, a arquitetura, os povos tradicionais, a cultura viva e o calendário de eventos, bem como a localização geográfica privilegiada entre as duas maiores cidades do país, demonstrando a facilidade de acesso a um público com enorme potencial de investimento.
A participação de Paraty já vem trazendo bons frutos, como parcerias de intercâmbio cultural entre as duas cidades, interesse de empresários e gestores da cidade sede a estreitar relações e estabelecer uma linha comercial junto a Paraty. As possibilidades são inúmeras, considerando a pluralidade e excelência em áreas como tecnologia, artes e cultura de forma geral, bem como o potencial turístico entre ambos.
Logo após a visita a São Petersburgo, Paraty também participou do programa de cooperação internacional “Cidades Criativas dos BRICS: Arte em Conjunto”, promovido por Ulyanosvk – Cidade Criativa da Literatura, iniciativa de seu Escritório para Cooperação Internacional e Juventude. Sempre em formato virtual, o projeto iniciado em meados de 2022 contou com a participação de diversos especialistas em relações internacionais e economia criativa, com o objetivo de possibilitar parcerias e promover projetos conjuntos entre cidades de diversos segmentos criativos, com foco intersetorial.