Ilhabela registra alagamentos, queda de árvore, deslizamentos e tratamento de água interrompido

A Defesa Civil de Ilhabela divulgou nesta quinta-feira (21), que o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) colocou o município em estado de atenção devido ao índice pluviométrico que registrou 102mm nas últimas 72h.

Os agentes da Defesa Civil de Ilhabela realizam vistorias preventivas nas áreas de risco e já atendeu nove ocorrências: uma queda de galho na via pública na Ponta das Canas; quatro alagamentos em via pública devido a escoamento; uma inundação de via pública devido ao transbordamento de uma cachoeira no bairro de Furnas; uma árvore que caiu no quintal de um imóvel na travessa Chico Gravi, no Reino (sem vítimas ou danos patrimoniais), e uma vistoria no bairro do ilhote referente a carreamento de material.

Houve também um deslizamento de blocos rochosos interditando meia pista no km 20 no bairro de Itapecerica.  O local foi sinalizado juntamente com a equipe de Trânsito e solicitado a Secretaria de Serviços Urbanos a remoção e limpeza do local. Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil de Ilhabela pelos telefones 199 ou 3896-2802.

Abastecimento de água

De acordo com a Sabesp as fortes chuvas que acometeram a cidade, comprometeram a qualidade do manancial que abastece a Estação de Tratamento – ETA Água Branca que atende a região central de Ilhabela, sendo que o tratamento de água foi interrompido devido à grande quantidade de galhos, lama e pedras.

No momento, a Companhia opera de forma reduzida e equipes trabalham para a normalização dos sistemas de abastecimento, lembrando que imóveis sem caixa d’água podem sofrer desabastecimento.

Os bairros mais afetados são: Reino, Green Park, Barra Velha, Perequê, Vila e Itaquanduba; já no bairro Itaguaçu o abastecimento está regular, porém com baixa pressão.

A Companhia está disponibilizando caminhão-tanque para os atendimentos emergenciais e pede a compreensão e colaboração de toda a população no uso racional da água contida nos reservatórios domiciliares. No momento, não há previsão de normalização.

Casos de emergência devem ser comunicados na Central de Atendimento que funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 195. A ligação é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *