Verão terá muito calor e chuvas acima da média

Dizem que o verão começa mais cedo em Ubatuba devido ao Solstício de Verão Austral no Hemisfério Sul – um fenômeno astronômico que acontece quando esse hemisfério está no máximo de iluminação. Nesse dia, o sol passa exatamente alinhado sobre Ubatuba, fazendo dela a primeira cidade a receber o verão, marcando o início da estação

 

O verão 2022-2023 começa oficialmente às 18h48 de amanhã, dia 21, quarta-feira e tudo indica que terá chuvas acima da média, apesar do forte calor.   O encerramento do verão acontece no dia 20 de março de 2023 quando começa o outono no Brasil, com o clima começa a ficar ameno. Foto capa: Cláudio Gomes/PMC.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), prevê chuvas acima da média entre o período de verão que vai de 21 de dezembro até às 18h25 do dia 20 de março de 2023.

 

Ainda segundo o INMET, as temperaturas ficarão dentro da média em todo território brasileiro, podendo haver leves variações tanto para cima quanto para baixo. Pelo terceiro ano consecutivo o fenômeno La Niña afetará o clima do país.

 

Tradicionalmente, as prefeitura do Litoral Norte, através da defesa civil, colocam em execução o Plano Preventivo de Defesa Civil, devido ao altos índices de chuvas ao longo do verão. Os riscos de alagamentos e deslizamentos de encostas são maiores ao longo do verão.

 

Com o início do verão, começa também a temporada de turistas e veranistas. As cidades passam a receber milhares de pessoas, principalmente, no período entre o Natal e o carnaval. O “pico” da temporada de verão é a virada do ano, quando cerca de 1,5 milhão de pessoas procuram a região.

 

Praias

 

O verão começa com sete praias inadequadas para banho, conforme boletim divulgado na última quinta, dia 15 pela Cetesb. Estão impróprias as praias Itaguá e Enseada, em Ubatuba; Prainha, em Caraguatatuba; São Francisco e Arrastão, em São Sebastião; e, Armação e Itaquanduba, em Ilhabela.

 

As praias foram classificadas como improprias para banho devido a presença de esgoto (coliformes fecais) na água do mar. As praias impróprias são sinalizadas com bandeira Vermelha e devem ser evitadas devido ao risco de doenças transmitidas pelo esgoto.

 

Tradicionalmente, o número de praias impróprias tende a crescer ao longo do verão devido a quantidade de turistas, as chuvas e a falta de saneamento básico nas cidades da região.  Ubatuba tem apenas 45% de suas moradias atendidas por coleta e tratamento de esgoto. Ilhabela, 61%; São Sebastião, 68%;  e, Caraguatatuba 87% das moradias atendidas por coleta de esgoto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *