A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba inicia oficialmente seus serviços a partir desta quarta-feira, dia 21. São 66 GCMs sob o comando do superintendente Cláudio Dias.
A GCM será mais um reforço para a temporada de verão. A sede da Guarda Civil Municipal funciona na Avenida Fernando Costa, 62, no bairro Sumaré. O telefone de atendimento é o 153.
A solenidade de formatura da GCM aconteceu na noite de segunda, dia 19), com a presença de autoridades e familiares. Presentes na cerimônia estiveram o prefeito Aguilar Junior, o vice-prefeito Dr, José Ernesto, o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgieti, o presidente da Câmara, Tato Aguilar, secretários municipais e vereadores.
Em um discurso emocionado, o prefeito Aguilar Junior lembrou o quanto lutou para a implantação da guarda, enfrentando pandemia e hoje viu o sonho ser realizado, uma luta de anos.
“Essa é uma realização muito mais que pessoal, é da cidade. Há muitos anos que queremos a GCM em Caraguá. Muitos colocaram em seus planos de governo e nunca saiu e hoje temos a GCM, uma realidade para o município. É uma noite de felicidade, para festejar, porque Caraguatatuba, a partir de hoje, tem uma GCM. Quero deixar aqui toda a minha gratidão ao comandante da GCM de São José dos Campos, Carlos de Queiroz, porque fez a diferença”, completou o prefeito.
O secretário Marcel Giorgeti também lembrou que desde criança ouvia que a Guarda Civil Municipal seria implantada e só na atual gestão ela foi concretizada. “Este é um dia histórico e a cidade vai precisa a cada ano mais dos senhores”.
O presidente da Câmara, Tato Aguilar, também destacou a importância da GCM se tornar uma realidade. “Lembro dois momentos muito especiais, quando o projeto chegou no Legislativo e quando fui falar com meu amigo pessoal, Anderson Farias (prefeito de São José dos Campos) para conhecer a GCM de lá e que no fim, teve um papel importante na formação dos nosso GCMs”.
Durante a cerimônia foram homenageados como destaque da formação os GCMs Lopes (1º), Leonardo (2º) e Anilton (3º); destaque feminino GCMs Rech (1º), Lobo (2º) e Toledo (3º); e GCMs PCDs Botelho (1º), Arrais (2º) e Ribeiro (3º).