LN recebe 1.000 policiais para reforçar a segurança na temporada de verão

 

Começou nesta segunda-feira, dia 19, a Operação Verão no Litoral Norte Paulista e este período se estenderá até o dia 26 de fevereiro de 2023, ou seja, até o fim do carnaval. A apresentação do reforço policial ocorreu em ada uma das cidades da região. A região contará com o reforço de cerca de 1.000 policiais para garantir a segurança de cerca de 3 milhões de pessoas que deve circular pelas cidades do Litoral Norte entre o Natal e o carnaval.

O 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior, responsável pelo policiamento preventivo em todos os quatro municípios do Litoral Norte Paulista, Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião, contará com um reforço de aproximadamente 600 policiais militares, oriundos de outras unidades da Policia Militar do Estado de São Paulo, que somados aos da região, atingirá aproximadamente a 1000 policiais militares.

O 20º BPMI recebeu ainda o reforço logístico de mais armas e viaturas, além do reforço do policiamento especializado, como os helicópteros do Grupamento Aéreo (Águia), Cavalaria, Canil e do BAEP. As prefeituras ficarão responsáveis pelas despesas de alimentação e de hospedagem dos policiais destinados à região durante a temporada de verão.

 

Caraguatatuba

 

 

Caraguatatuba terá a guarda civil municipal atuando na temporada de verão

 

Um desfile das forças de segurança e fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba marcou, nesta segunda-feira (19), o início da Operação Verão Municipal 2022/2023. Uma das novidades foi a apresentação do efetivo de 66 agentes da Guarda Civil Municipal, que entra em operação oficialmente nesta semana.

O prefeito Aguilar Junior disse que o objetivo da apresentação é mostrar à população de Caraguatatuba que a cidade está preparada. “Nos preparamos para manter a ordem e hoje foi um dia especial com a apresentação das equipes de fiscalização, de limpeza e de segurança. A cidade unida nos faz um município cada vez mais próspero”.

Ele destacou, ainda, que a partir da próxima semana, a estimativa é dobrar o número de pessoas, entre turistas e veranistas que vão estar na cidade. “Quero agradecer o apoio das mais diversas forças de segurança, em especial a tão sonhada e esperada Guarda Civil Municipal”.

Além disso, Aguilar Junior observou que a Operação Verão Municipal tem por objetivo contribuir com as ações da Polícia Militar, que também iniciou hoje a sua Operação Verão. A cidade recebeu 250 policiais militares.

O secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti, destacou a primeira turma da Guarda Civil Municipal, corporação que chegou para somar no verão, junto com os agentes de trânsito.

Além da Guarda Civil, o lançamento da Operação Verão Municipal contou com o desfile das viaturas das secretarias que serão imprescindíveis nessa temporada, entre elas, Serviços Públicos (limpeza de ruas, praias e coleta de lixo); Urbanismo e Fazenda (fiscalizações nas praias e comércio em geral); Vigilância Patrimonial (monitoramento dos próprios públicos); Procon (fiscalização dos abusos de preços nos comércios); Saúde (reforço dos atendimentos de urgência e emergência e a Vigilância Sanitária com a fiscalização do comércio); e SAMU (reforço no atendimento de ocorrências e acidentes). Participaram ainda do desfile a Sabesp (com caminhões de abastecimento de águas), Corpo de Bombeiros (veículos de atendimento de ocorrências), Grupamento de Bombeiros Marítimos (com os Guarda-Vidas Temporários), Polícia Militar Ambiental (com equipe de fiscalização) e Polícia Científica (para atendimento de ocorrências).

 

Ubatuba

 

Em Ubatuba, o Centro de Convenções foi palco do início da Operação Verão da Polícia Militar, que recebe o reforço do efetivo até o final da temporada de verão para atuar em Ubatuba. Um total de 200 policiais da infantaria da 3ª Cia PM farão a cobertura de todas as regiões da cidade. Ainda terá o efetivo das outras modalidades da PM, como Bombeiros, Rodoviário e Ambiental, totalizando 250 profissionais. O efetivo da PM ficará alojado na sede da 3ª Cia PM, no Parque Vivamar, e no alojamento da Regional Sul.

 

“Nós tivemos um aumento de 10% de efetivo de operação em relação ao ano passado. Isso vai ajudar muito, principalmente na Praia Grande, onde a gente tem o maior problema na temporada”, destacou o comandante da 3ª Cia PM, Cap. Luis Fernando.

 

Ele ainda destacou a melhoria da estrutura para a prestação do serviço. “Temos mais duas bases móveis – antes tínhamos uma, agora, são três. Também triplicamos o número de viaturas como também todas as modalidades que tínhamos aqui, como setores e tudo mais. Tudo está triplicado”, acrescentou o Capitão.

 

O comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBmar), Tenente Guilherme Vegsi, também fez questão de participar da solenidade e fez uma breve explanação sobre os cuidados na praia e procedimentos internos entre os militares que atuam durante a Operação Verão. “Conheçam a praia. Tenham contato com o guarda-vidas que está atuando. Uma vez vocês estando na praia, estarão conhecidos. Quando houver um afogamento em curso, vocês também podem ser referência”, alertou.

 

Ele ainda reforçou a importância dos policiais visitantes também redobrarem o cuidado, pois as praias de Ubatuba apresentam características diferentes. Representando a prefeita Flavia Pascoal, o secretário adjunto de Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Napoli, deu as boas-vindas a todos e agradeceu a disponibilidade. “Em nome da prefeita e do secretário da pasta, Major Edílson Ramos, agradeço por estarem prestando esse serviço aqui, mesmo distante dos familiares. Desejo que sejam muito bem recebidos”, enfatizou.

 

O Cap. Luis Fernando também fez questão de lembrar que o planejamento da Operação Verão começa em abril do ano anterior à execução, com o objetivo de tornar o período mais seguro. “Todos estão aqui para servir e proteger a população. Caso tenha algum policial à vista no momento da ocorrência, basta abordá-lo solicitando ajuda. Caso não, basta discar 190”, concluiu.

 

Policiamento será reforçado nas praias, orlas e centros comerciais

 

São Sebastião

 

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, recepcionou nesta segunda-feira (19), no Complexo Turístico da Rua da Praia, os policiais militares que integram a Operação Verão 2022-2023, que contará com o reforço de 190 agentes estaduais de segurança pública, sendo 150 policiais militares, 20 policiais rodoviários e 20 bombeiros do 11º Grupamento de Bombeiros (GBMAR).

Além do prefeito, participaram da recepção dos policiais militares, ocorrida na manhã: o vice-prefeito e secretário de Saúde (SESAU), Reinaldinho Moreira; os secretários Luís Carvalho (Governo-SEGOV); Emerson Elias (Segurança-SEGUR); o comandante da Polícia Municipal, André Maciel; Wagner Barroso (Chefe Operacional da Defesa Civil); Major PM Daniel Lemes Garcia (representando o Coronel PM Silva Andrade, Comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar/Interior – BPMI); o comandante da 1ª Cia. da Polícia Militar, capitão PM Fabrício Ricardo Paluri Cunha, responsável pelo policiamento em São Sebastião e Ilhabela; o vereador Edivaldo Pereira Campos, o Teimoso, e o Capelão PM Pastor Jorge de Albuquerque, entre outros.

De acordo com a SEGUR, a Prefeitura de São Sebastião investiu mais de R$1,6 milhões na Operação deste ano, entre hospedagem, alimentação e outros. À tarde, na sede do 11º Grupamento de Bombeiros de São Sebastião, foi realizada a recepção dos bombeiros da Operação Verão.

São Sebastião tem sido considerada a cidade mais segura do Litoral Norte. A Prefeitura tem investido muito para que o trabalho dos agentes de segurança possa ser executado da melhor forma possível: com a elevação da Guarda Civil Municipal à Polícia Municipal; aquisição de novos armamentos (pistolas Beretta APX Full Size 9 mm e 06 carabinas CTT 40 e coletes à prova de bala, de última geração); reforma e aquisição de equipamentos para o Centro de Operações Integradas (COI); parcerias firmadas com o Governo do Estado, entre outras ações.

A Polícia Municipal, durante a temporada de Verão de 2021/2022de dezembro de 2021 até final de janeiro de 2022, realizou mais de 830 ações, entre elas: 143 rondas preventivas; 93 operações Visibilidade (ação que visa prevenir crimes e aumentar a sensação de segurança da população); 82 acompanhamentos de medida protetiva; 60 averiguação de atitude suspeita; 53 chamados de perturbação de sossego; 32 fiscalizações de transporte coletivos; 23 rondas escolares e 22 fiscalização de turismo de 1 dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *