A CCR RioSP iniciou a implantação dos pórticos que irão receber o novo sistema de pagamento eletrônico de pedágio, o free flow, na BR-101 (Rio-Santos). Cobrança de pedágio começa em março de 2023
A implantação do free flow inova a forma como as tarifas são cobradas dos motoristas: por meio da leitura de uma tag previamente instalada no veículo ou pela leitura da placa. No primeiro caso, a passagem será cobrada direto na fatura da sua operadora, com o benefício do desconto previsto para o usuário frequente (leia mais abaixo). Agora, o motorista que não tem uma tag instalada, o pagamento da tarifa poderá ser feito em portal web da concessionária, app para celular ou chatbot no WhatsApp (11) 2795-2238.
A previsão de início do novo modelo de pagamento eletrônico de pedágio na BR-101 é março de 2023. Antes, a concessionária fará uma campanha educativa com intuito de informar o cliente que trafega pela rodovia sobre o funcionamento do novo modelo de pagamento eletrônico.
Descontos
O motorista da BR-101, que tem uma TAG válida instalada no veículo, terá descontos na cobrança automática da tarifa do free flow. São dois: o Desconto do Usuário Frequente (DUF) e do Desconto Básico da TAG (DBT). O DUF é válido apenas para veículos de passeio. Na primeira passagem, o motorista já tem uma economia de 5%. A partir da segunda passagem, pelo mesmo pórtico de cobrança e mesmo sentido de direção, passa a valer o DUF.
O desconto progressivo segue até a 30ª passagem, podendo chegar a 70%, dependendo da praça e da quantidade de passagens realizadas dentro do mesmo mês. Com o início do mês subsequente, as tarifas voltam aos valores iniciais e o ciclo de descontos pode ser retomado.
Veículo comercial
Já o motorista de veículo comercial, que também possui uma TAG válida, tem o Desconto Básico da TAG (DBT) de 5%, por eixo, sempre que utilizar as cabines automáticas. O desconto é válido, inclusive, para os embarcadores que utilizam o vale pedágio, desde que o serviço contratado seja para uso das pistas automáticas. O desconto independe da praça, sentido e quantidade de vezes que o motorista passar pela praça de pedágio. O valor da tarifa na BR-101 será sazonal, visto que está previsto tarifas diferenciais em finais de semana e feriados