Temporada de baleias em Ilhabela registrou “passagem” de 163 animais em 2022

Número de animais avistados, 163, superou o registro  de 2021, com 125 baleias. Foto: Projeto Baleia à Vista

 

A temporada de observação de baleias em 2022 no arquipélago de Ilhabela registrou 81 registros de 163 baleias, segundo informou o Projeto Baleia à Vista, que em parceria com a Prefeitura local transformou a avistagem de animais marinhos em atração turística na ilha.

 

O número de baleias avistadas na ilha este ano é superior ao registrado na temporada de 2021 quando foram 125 registros. Em 2022, além de baleias jubarte foram avistadas também outras duas espécies de baleias e oito espécies de golfinhos.

 

A temporada de baleias no Litoral Norte se inicia em maio e segue até os meses de agosto e setembro, quando os animais cruzam a região com destino ao sul da Bahia onde se reproduzem.

 

O turismo de avistagem de baleias tem sido bem explorada pelas prefeituras de Ilhabela e São Sebastião, através de parcerias com entidades como o Projeto Baleia à Vista, Instituto Baleia Jubarte, e o Viva Instituto Verde Azul.

 

Existem normas que garantem uma avistagem mais segura; pontos de observação em terra; exposições fotográficas e palestras que são colocadas em prática durante a temporada. Em São Sebastião e Ilhabela, embarcações de pesca foram adaptadas para turismo de avistagem garantindo um lucro extra para os pescadores.

 

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, explica que a cidade se preparou para trabalhar de forma responsável o turismo de observação de baleias e golfinhos e isso faz de Ilhabela uma referência neste segmento no Brasil.

 

“Qualificamos nosso trade para ofertar uma experiência de qualidade ao turista e não molestar os cetáceos, investimos em promoção e levamos informação à nossas crianças. Somos um arquipélago, devemos nos beneficiar do que o mar oferece, sem abrir mão do cuidado com esse grande patrimônio”.

 

A secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, comemora a boa temporada: “Ilhabela definitivamente se consolida como destino de observação de baleias e golfinhos, tema que chama muito a atenção das pessoas.

 

Segundo ela, a exposição fotográfica realizada no centro histórico foi visitada por 19 mil pessoas em 3 meses. No espaço do Instituto Baleia Jubarte, na Praia do Perequê, mais de mil atendimentos foram realizados a visitantes e moradores, além de briefings feitos a turistas que contrataram saídas embarcadas junto a agências de receptivo para observação de cetáceos.

 

O turismo de avistagem também chegou as escolas de Ilhabela. A Secretaria de Educação, realizou ações em 18 escolas do município, atendendo 4.415 alunos, além capacitar 18 diretores, 22 coordenadores e 207 professores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *