BAEP(Batalhão de Ações Especiais de Polícia) vai reforçar policiamento em Caraguatatuba

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, recebeu na manhã desta segunda-feira (12), policiais militares do 3º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), sob o comando do capitão Teixeira.

O encontrou objetivo alinhar as ações da Operação Verão 2022/2023, com reforço de policiais, cavalaria e canil, além de toda logística de hospedagem do batalhão.

Serão 10 cavalos para apoiar o policiamento e fazer a interação com a população, além dos cães que dão todo suporte no combate ao tráfico de drogas.

O prefeito Aguilar Junior destacou a importância deste patrulhamento. “Além de ser um reforço do grupo especial de elite da Polícia Militar, o apoio da cavalaria gera interação com a população, causando empatia e confiança ao público”, disse.

A cidade receberá o policiamento juntamente com a Operação Verão da Polícia Militar, a partir do dia 19 de dezembro e seguirá até o final da alta temporada.

 

Estatísticas preocupam

 

Caraguatatuba vem preocupando no que se refere a segurança pública. A cidade, que tem a maior população  da região, é considerada já há alguns anos como uma das mais violentas do estado de São Paulo. A prefeitura tem investido em iluminação pública, na criação da Guarda Civil Municipal e monitoramento, mas os números são preocupantes.

Em outubro, Caraguatatuba registrou dois homicídios, seis estupros, 34 roubos e três roubos de veículos. Em Ubatuba, foi registrado uma morte, dois estupros, 29 roubos e um roubo de veículo. Em São Sebastião, não houve homicídio em outubro, foram oito estupros, 11 roubos e um roubo de veículo. Na ilha, houve um homicídio, um estupro e um roubo em outubro. Os números de novembro ainda não foram liberados pela Secretaria de Segurança do Estado.

Nos primeiros dez meses deste ano, Caraguatatuba já registrou 26 homicídios; em Ubatuba, foram 20; em São Sebastião, sete mortes; e, em Ilhabela, apenas dois homicídios. No total, entre janeiro e outubro, foram registradas 56 mortes na região. Neste ano, a região registrou apenas um caso de latrocínio, roubo seguido de morte, foi em Caraguatatuba, no mês de abril.

O número de estupros caiu um pouco na região, foram 17 em outubro contra 23 casos em setembro. Em outubro, São Sebastiao liderou o número de casos com oito registros(são 41 ao longo do ano); em Caraguatatuba foram seis casos( 72 ao longo do ano); em Ubatuba dois caso em outubro(32 no ano); e, em Ilhabela, um caso em outubro(19 ao longo do ano). Nos primeiros dez meses do ao, o Litoral Norte registrou 167 estupros.

O número de roubos a mão armada cresceu entre setembro e outubro, foram 75 casos em outubro contra 63 em setembro. Caraguatatuba registrou 34 roubos em outubro(297 ao longo do ano); Ubatuba registrou 29 roubos(196 ao longo do ano); São Sebastião teve 11 roubos em outubro( 116 no ano); e, Ilhabela, teve apenas um roubo em outubro e 17 desde  o início do ano. O Litoral Norte registrou 626 roubos a mão armada nos primeiros dez meses de 2022.

Em outubro houve redução no número de roubos de veículos. foram cinco roubos de veículos, contra nove roubos registrados em setembro. Em outubro, foram três roubos em Caraguatatuba; um em Ubatuba; e, um, em São Sebastião.  Nos primeiros dez meses de 2022, o Litoral Norte contabiliza 43 roubos de veículos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *