Dicas importantes são destacadas na peça publicitária por meio de cenas didáticas que reforçam as atitudes conscientes de economia de água e promoção da sustentabilidadewww.youtube.com/watch?v=Ir_N0Iytb5g. Um dos trechos do jingle da campanha diz: “Na sua casa e só ficar atento, evitando o desperdício, consertando o vazamento. É uma atitude que a galera aplaude, dar um talento no seu carro usando o balde”. Importante apontar que os vazamentos são os grandes vilões do desperdício de água. Uma torneira gotejando, por exemplo, desperdiça mais de 40 litros de água por dia. Muitas dicas importantes são destacadas na peça publicitária – veiculada nos meios de comunicação como televisão e rádio – por meio de cenas didáticas que reforçam as atitudes conscientes de economia de água e promoção da sustentabilidade. Mais dicas também podem ser conferidas no link do site da Sabesp: https://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx. A Sabesp faz campanhas publicitárias e ações de comunicação com foco na economia de água, há mais de 40 anos, de maneira permanente e tendo como alvo diferentes públicos como instituições públicas, parceiros da iniciativa privada, escolas, universidades, setores da atividade econômica, grandes eventos e ações patrocinadas. Além da divulgação na mídia, a Companhia também atua nas redes sociais com posts e lives temáticas.
A Sabesp inicia mais uma campanha com o objetivo de comunicar e engajar a população a usar a água de maneira consciente, sem desperdício. Com linguagem atual, inspirada no clima animado de verão e utilizando um samba de breque, a campanha traz um conteúdo descontraído e simples para mostrar que gestos simples no dia a dia como tomar banhos curtos ou fechar a torneira ao escovar os dentes podem fazer grande diferença e impactar de forma positiva. O ritmo escolhido também inspira o título da campanha “Dê um breque no desperdício”. Veja o vídeo:Verão
Como acontece anualmente, a Sabesp realiza uma série de ações e investimentos ao longo do ano para garantir maior segurança hídrica na alta temporada, que se inicia em dezembro e segue até março de 2023.
O Litoral Norte, que tem uma população de 341,1 mil pessoas, deve receber praticamente o triplo de visitantes nos próximos 3 meses. A preparação para o verão requer da Companhia um planejamento que se inicia logo após o final do verão.
Além de campanhas para uso consciente da água a empresa também adota melhorias para o pleno funcionamento da infraestrutura de esgoto da região. No ano passado, a Sabesp investiu R$ 34 milhões em ações que visam maior confiabilidade na prestação de serviços de abastecimento de água e coleta de esgotos.
Assim como em anos anteriores, a Companhia deverá ter polos descentralizados para um atendimento rápido nos quatro municípios da região, onde serão guardados veículos, peças e equipamentos em geral para uma rápida solução no quesito “deslocamento”. Além disso, a empresa utilizará bicicletas elétricas em Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião e, para reforçar a equipe já existente, a Companhia deverá contratar funcionários temporários em todo o Litoral Norte, que trabalharão em regimes de plantão 24 horas.
Na temporada passada a empresa instalou uma ETA (Estação de Tratamento de Água) Compacta, em Ilhabela, para um maior reforço no abastecimento. Na região, a empresa deverá executar ações como desassoreamento das captações de água, limpeza de reservatórios, melhorias e instalação de novas redes de distribuição de água, ampliação de reservação, setorização de abastecimento, com a finalidade de garantir a distribuição de água.
Litoral Norte em números
A Sabesp assinou contratos para prestação de serviços em abastecimento de água e coleta/tratamento de esgotos com Caraguatatuba e São Sebastião em 2019 e com Ilhabela e Ubatuba em 2020. A partir daí, a Companhia passou a fazer investimentos em obras de saneamento básico que no futuro contribuirão para a qualidade de vida da população.
Para a Temporada 2022, de olho na chegada turistas, a Sabesp executou ações operacionais para atender moradores e visitantes com oferta e água e esgotos coletados e tratados.
Em números, os municípios são abastecidos por 23 mananciais no Litoral Norte. Esses cursos d’água chegam até 16 estações de tratamento de água e seguem para os 56 reservatórios existentes na região.
A reservação da Sabesp após o tratamento da água é de 55,3 milhões de litros de água.
Torneira: abriu, usou, fechou – Para contribuir com o abastecimento, a Sabesp mantém a dica e dá um toque: é preciso que todos tenham consciência do uso correto das instalações hidráulicas do imóvel.
A obrigatoriedade das caixas d’água com seu devido dimensionamento – conforme o decreto estadual 12.342/78 e a regra da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – previne que as pessoas fiquem sem água em momentos que haja uma variação na pressão, seja no período de maior consumo do dia ou enquanto são necessários reparos emergenciais ou manutenções preventivas. Por isso os domicílios devem ter reservação interna capaz de suprir o abastecimento dos moradores por ao menos 24h.
A superlotação das residências torna as instalações internas ineficazes, ainda que o sistema se mantenha operando plenamente. Recomenda-se que um imóvel com três ocupantes deva ter uma caixa d’água com capacidade para o consumo de, no mínimo, 500 litros/dia. Se forem seis ocupantes, a reserva interna deve atender um consumo de, no mínimo, 1.000 litros/dia e, se forem 10 ocupantes, a capacidade da caixa d’água passa para um consumo de, no mínimo, 1.500 litros/dia.
É importante que os clientes verifiquem com antecedência a regularidade do pagamento das contas, para evitar aborrecimentos com corte das ligações de água, e se o registro no cavalete está aberto, principalmente em residências de temporada.