Descarte irregular de lixo orgânico e reciclável preocupa Prefeitura de Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Serviços Municipais, pede a colaboração de todos os comerciantes e população em geral para ajudar o poder público a manter a cidade limpa e livre de doenças, descartando corretamente o lixo orgânico e reciclável nos dias e horários correspondentes à programação da coleta divulgada pelas secretarias em todo o município.

A ilha vem recebendo um grande número de turistas devido a proximidade do verão. A cidade tem cerca de 35 mil habitantes, mas em feriados prolongados, o número de pessoas chega a triplicar. Ilhabela recolhe cerca de 1.200 toneladas de lixo mensalmente, sendo 130 delas de lixo reciclável.

A prefeitura gasta cerca de R$ 10,5 milhões anualmente na coleta de lixo e o transbordo dos resíduos para um aterro particular na cidade de Jambeiro, no Vale do Paraíba. O lixo reciclável é doado para cooperativas de São Sebastião e Caraguatatuba.

A Peralta Ambiental é a empresa responsável pela coleta do lixo residencial e, também, pelo transbordo do lixo até o aterro de Jambeiro. O transbordo do lixo reciclável em Ilhabela é feito pela empresa Compel.

Vale ressaltar que é proibido o descarte irregular de resíduos sólidos (lixo) nos passeios e logradouros públicos da cidade, sob pena de multas diárias ao infrator. Além disso, o descarte irregular causa danos e/ou crimes ambientais, ficando o responsável sujeito à sanções e penalidades pelo setor de fiscalização ambiental do município.

Acesse o cronograma de coleta de lixo pelo link: https://www.ilhabela.sp.gov.br/servicos/coleta-de-lixo/

Confira programação:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *