A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, e em conjunto com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem), realiza a aferição dos radares de velocidade do município. O serviço deve ser concluído nesta terça-feira, dia 22.
Ao todo, 16 radares espalhados pelo Centro, Avenida da Praia e Região Sul do município receberão o serviço. A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão apoia o Instituto com agentes de trânsito nos locais.
Os radares aferidos serão os da Avenida Geraldo Nogueira da Silva (Orla da Praia), Avenida José da Costa Pinheiro Junior (Próximo da EMEF Prof. Geraldo de Lima), Avenida José da Costa Pinheiro Junior, Avenida Dr. Arthur Costa Filho, Avenida Prestes Maia sentido Arthur Costa Filho, Avenida Frei Pacífico Wagner x Rua Oswaldo Cruz e Avenida Prisciliana de Castilho.
A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão orienta que o limite de velocidade na Avenida da Praia é de 50 km/h e ruas dentro dos bairros pode variar de 30 a 40 km/h. O município possui ainda controladores de velocidade, por meio dos semáforos. Eles estão em operação na Avenida Frei Pacífico Wagner com a Rua Oswaldo Cruz e também com a Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, além da Avenida Padre Anchieta com a Rua Santa Cruz (Calçadão).
De acordo com o art. 3° da Resolução n° 396 do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), a aferição anual é uma das três exigências que devem ser cumpridas para que os radares operem legalmente.
A aferição, realizada todos os anos, garante a validade do radar, além de evitar que a velocidade constatada não seja equivocada.