Polícia Ambiental Marítima flagra pesca ilegal de raia viola em Ubatuba

Em São Vicente, três garoupas ameaçadas de extinção foram resgatadas e soltas ao mar

 

Em blitz realizada na última sexta-feira, dia 18, no litoral paulista, a Polícia Militar Ambiental Marítima de SP, subordinada ao 3º BPAmb, flagrou vários crimes ambientais durante Policiamento Ostensivo e Preventivo Embarcado pelo município de São Vicente e Ubatuba.

 

Em São Vicente, foi constatada pesca ilegal no interior do PEXJ – Parque Estadual Xixová Japuí, área de preservação ambiental, sendo proibida qualquer atividade pesqueira.

 

Os Policias localizaram uma embarcação e um homem que já havia pescado três exemplares de Garoupa Verdadeira, espécie em seu DEFESO, período de proteção por lei, além do tamanho inferior ao permitido para a pesca, fora de seu período de proteção.

 

O homem, que não possuía nenhum tipo de documentação necessária para tal atividade, como a carteira de pescador profissional e licença da embarcação, foi autuado pelo CRIME AMBIENTAL e teve a embarcação e petrechos aprendidos. As três garoupas ainda estavam com vida e foram imediatamente devolvidas ao mar.

 

Veja soltura das garoupas:

 

Ainda em São Vicente, no mesmo local, no interior do PEXJ – Parque Estadual Xixová Japuí, area de preservação ambiental, sendo proibida qualquer atividade pesqueira, os Policias localizaram uma rede de emalhe de fundo, com 60 metros de comprimento, sem nenhuma plaqueta de identificação ou pescador responsável pelas proximidades.

 

Ao retirar o petrecho da água, diversas espécies emalhadas ainda com vida, foram imediatamente devolvidas ao mar, como por exemplo Bagre, Agulha, Robalo e Pescada Branca.

 

Em Ubatuba, a Polícia Militar Ambiental Marítima de SP, subordinada ao 3º BPAmb, flagrou durante Policiamento Ostensivo e Preventivo Embarcado pesca ilegal no interior da APAMLN – Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte, próximo ao Largo da Caçandoca, região sul do município.

Os Policias abordaram uma embarcação engajada na pesca de arrasto, porém, no porão da embarcação foram localizados dois exemplares de Raia Viola, espécie que tem sua pesca proibida, por estar criticamente ameaçado de extinção.

 

O pescado ainda estava descabeçado, limpo, sem barbatanas e sem couro, contrariando a legislação pesqueira vigente. Os dois homens a bordo foram autuados pelo CRIME AMBIENTAL e tiveram a embarcação e petrechos aprendidos. O pescado aprendido foi doado ao Lar Vicentino de Ubatuba!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *