O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, acompanhou no dia de ontem, quarta-feira (9), a instalação de câmeras de monitoramento na cidade. Estão sendo instaladas 183 câmeras. Os equipamentos serão responsáveis pelo videomonitoramento, cercamento digital e reconhecimento facial.
A expectativa é de que as câmeras de monitoramento entrem em funcionamento até 20 de dezembro. As 183 câmeras de monitoramento estão sendo instaladas em 79 pontos da cidade, definidas em parceria com as Polícias Civil e Militar nos locais de maior ocorrência policial. As câmeras serão interligadas à Central de Monitoramento, que também será criada.
“É um projeto esperado e que Caraguatatuba amplia para toda cidade. São 18 câmeras que realizam um giro de 360 graus com reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. É um compromisso que eu tenho com a população desde 2017, onde formaremos o cinturão de segurança, sendo um grande diferencial. Com essas ações e mais a Guarda Civil Municipal vamos melhorar muito a segurança da cidade”, explicou o prefeito.
Mais segurança
Até o final do ano entra em operação a Guarda Civil Municipal com 70 agentes, que já finalizaram a formação prática com aulas de tiro em São José dos Campos. Agora, os agentes da GCM farão estágio nas ruas de Caraguatatuba e a expectativa é que em dezembro a corporação já entre em operação.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, haverá uma base provisória da GCM na região central, mas que a base definitiva será no Tinga, no Centro de Tradições, e contemplará a Defesa Civil e o Centro de Monitoramento.
A partir de dezembro, devem chegar na cidade cerca de 240 policiais para reforçar a segurança ao longo da temporada de verão quando a cidade deverá receber cerca de 1,5 milhão de visitantes. Caraguatatuba possui cerca de 130 mil habitantes.
A Prefeitura de Caraguatatuba vai investir cerca de R$ 500 mil para a Operação Verão 2022/2023 com a vinda de policiais para a cidade, uma parceria com o Governo do Estado.
O investimento se refere à hospedagem e alimentação dos policiais durante a Operação Verão, que foi dividida em duas fases de 19/12 a 29/01/23 com a presença de 241 policiais militares na cidade; e de 30/01/23 a 26/02/23 até o fim do Carnaval, com a presença de 50 policiais militares.
Além disso, a cidade receberá a Polícia Especializada do BAEP (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) com a presença da cavalaria e do canil. Serão cerca de 20 policiais que estarão nas ruas no período de 23/12 a 29/01/23.
Haverá ainda reforço de 30 policiais da Polícia Rodoviária Estadual e 20 Bombeiros Civis. A prefeitura contratou mais 24 Guarda Vidas Temporários (GVT’s) para reforçar a segurança nas praias da cidade ao longo do verão.
Violência
A cidade de Caraguatatuba pretende com o videomonitoramento e a implantação da CGM(Guarda Civil Municipal) reduzir os índices de criminalidades no município, considerado um dos mais violentos na região do Vale e Litoral Norte.
Nos primeiros nove meses deste ano, Caraguatatuba registrou 24 homicídios( na região toda foram 51 mortes); um caso de latrocínio, roubo seguido de morte, no mês de abril; 12 casos de estupros e 263 roubos( na região foram 548).